ONU

Assembleia Geral da ONU aprova resolução que revive candidatura da Palestina à organização

O organismo mundial de 193 membros aprovou a resolução patrocinada pelos árabes e palestinos

O vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, deixou claro que o governo norte-americano se opõe à resolução. -  (crédito:  AFP)
O vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, deixou claro que o governo norte-americano se opõe à resolução. - (crédito: AFP)

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) votou, por ampla margem, nesta sexta-feira, 10, para conceder novos "direitos e privilégios" à Palestina e apelou ao Conselho de Segurança para reconsiderar favoravelmente o seu pedido para se tornar o 194º membro das Nações Unidas.

O organismo mundial de 193 membros aprovou a resolução patrocinada pelos árabes e palestinos por uma votação de 143 contra 9 e 25 abstenções.

Os Estados Unidos vetaram uma resolução do conselho amplamente apoiada em 18 de abril que teria aberto o caminho para a adesão plena da Palestina às Nações Unidas, um objetivo que os palestinos há muito buscam e que Israel tem trabalhado para evitar.

O vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, deixou claro na quinta-feira que o governo norte-americano se opõe à resolução da assembleia.

Os EUA estavam entre os nove países que votaram contra, juntamente com Israel. Fonte: Associated Press.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/05/2024 14:21 / atualizado em 10/05/2024 14:22