INVESTIGAÇÃO

Médico de Bolsonaro é citado como "funcionário fantasma"

Ricardo Camarinho era médico da Presidência da República no governo Bolsonaro. Depoimentos fpodem colocar profissional da saúde na mira da Polícia Federal

Camarinha era médico da Presidência da República na gestão Bolsonaro -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Camarinha era médico da Presidência da República na gestão Bolsonaro - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Ricardo Camarinha, médico da Presidência da República na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode entrar na mira de investigados da Polícia Federal (PF). De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o profissional da saúde foi mencionado como funcionário fantasma da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em depoimentos feitos à corporação na semana passada.

Segundo a colunista, Camarinha foi apontado por funcionários da Apex do escritório de Miami. Segundo os depoentes, o médico recebia o salário de R$ 36,8 mil sem aparecer para trabalhar na agência. Ainda segundo os funcionários, o médico foi nomeado por ordem expressa de Jair Bolsonaro ao general Mauro Cid, que era chefe da Apex em Miami. 

Os depoimentos podem resultar em um inquérito contra o médico, que ainda mora nos Estados Unidos.

Como informou o colunista Aguirre Talento, do portal Uol, os três funcionários da Apex Miami prestaram depoimentos à PF na investigação das joias da Arábia Saudita envolvendo Bolsonaro.

A PF apura se o ex-ajudante de ordens Mauro Cid usou a estrutura da Apex para vender irregularmente peças que Bolsonaro ganhou como presidente que pertenciam ao Estado brasileiro e não a ele.

Quem é Camarinha?

Ricardo Camarinho era o médico que acompanhava Bolsonaro em viagens e em internações hospitalares. Ele também foi visto em janeiro do ano passado visitando o ex-presidente em Orlando.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/04/2024 13:30 / atualizado em 17/04/2024 13:34