Jornal Correio Braziliense

Brasil

Operadora Tim reconhece que causou erro em relógios de smartphones

Segundo a empresa, 'uma ocorrência de sistema' fez com que muitos aparelhos celulares tivessem seus relógios adiantados em uma hora

A operadora de celular Tim reconheceu, nesta segunda-feira (15/10), que um problema de sistema fez com que alguns modelos de smartphones tivessem o relógio adiantado. A confusão foi relatada logo cedo por internautas.
O problema começou quando o horário foi adiantado em uma hora durante a virada de domingo (14/10) para segunda-feira. Pelas redes sociais, usuários relataram que, com isso, os despertadores tocaram mais cedo e houve até quem chegasse uma hora antes na escola ou no trabalho.
Na nota, a Tim afirma que "alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A Tim lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo incoveniente".
Na prática, é como se o celular tivesse atualizado para o horário de verão, mas o período só começa em 18 de novembro, depois que o governo federal autorizou que a mudança só ocorresse após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano passado, essa mudança ocorreu de 14 para 15 de outubro.
relatam que os celulares atualizaram de forma errada o horário. O Correio entrou em contato com outras operadores de celular, mas elas disseram que não registraram problemas na rede.