Brasil

Novo coronavírus: Ministério da Saúde diz que Brasil tem transmissão local

Isso significa que alguns pacientes com coronavírus foram infectados dentro do país. Até então, os casos eram apenas de pessoas que haviam sido contaminadas no exterior

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 18:13

três homens sentadosO Ministério da Saúde afirmou, nesta quinta-feira (5/3), que há transmissão local do novo coronavírus no Brasil. Isso significa que alguns pacientes foram infectados dentro do país. Até então, os casos eram apenas de pessoas contaminadas no exterior.

Dois dos novos casos confirmados em São Paulo nesta quinta-feira são de pessoas que pegaram o vírus a partir do primeiro paciente diagnosticado no país, um homem de 61 anos que mora na capital paulista.

"Esses dois casos tiveram relação com o caso índice, o primeiro confirmado. Significa que nós temos, neste contexto, transmissão local. Amanhã, a Organização Mundial da Saúde muito provavelmente deve inserir o Brasil na lista de países com transmissão local", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. 

 

O fato, segundo o ministério, faz com que o Brasil registre uma transmissão local do Covid-19, já que os dois pacientes pegaram o vírus a partir da mesma pessoa. Segundo a pasta, um desses pacientes esteve em uma reunião familiar com o homem de 61 anos. O outro caso confirmado teve contato com a pessoa que esteve nessa reunião.  

 
Sem transmissão comunitária

Saiba Mais

No entanto, Oliveira reforçou que o vírus ainda não tem transmissão comunitária (também chamada de sustentada) no país. "A transmissão sustentada ocorre quando eu não consigo mais identificar onde se originou a transmissão do vírus de determinado caso confirmado. Todos os casos confirmados no Brasil têm histórico de viagem para fora ou histórico de contato próximo com um caso confirmado e sabemos como pegaram o vírus", afirmou.

 

Apenas China, Itália e Coreia têm transmissão sustentada. Agora, no Brasil são oito os casos confirmados. Em Brasília, um exame testou positivo em uma paciente de 51 anos. Falta, no entanto, a contraprova para que o primeiro caso do DF seja confirmado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags