Brasil

Procon notifica Smart Fit por dificultar cancelamento de matrículas

Órgão de defesa do consumidor recebeu mais de 800 reclamações relacionadas à rede de academias. Grupo tem 72 horas para responder

A Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (4/6) que notificou o grupo Smart Fit, pedindo explicações sobre os procedimentos adotados para cancelamento de contratos a pedido de clientes. Alunos da rede de academias têm reclamado que não conseguem cancelar suas matrículas.

A ação, segundo o Procon, foi motivada pela grande quantidade de denúncias contra a Smart Fit. Segundo a pasta, foram registradas 833 reclamações, sendo 400 apenas nos três primeiros dias de junho. A maioria das queixas está relacionada a dificuldades de cancelamento e a cobranças indevidas. 

A Smart Fit tem 72 horas para informar se todas as unidades encontram-se fechadas e se há algum serviço sendo disponibilizado de forma remota. Além disso, a rede terá que explicar os procedimentos adotados mediante pedidos de cancelamento e dizer quais canais de comunicação tem disponibilizado aos consumidores.

Alunos reclamam

Saiba Mais

Nas rede sociais, vários usuários reclamaram que, ao tentarem cancelar o plano pela internet, são informados de que só o podem fazer presencialmente. Acontece, contudo, que as unidades da rede estão fechadas desde 19 de março em razão da pandemia de covid-19. Em resposta a alguns internautas, o perfil oficial da Smart Fit no Twitter informou que o cancelamento não pode ser realizado, uma vez que as matrículas estão congeladas no período — não havendo, portanto, cobrança de mensalidade, apenas da manutenção anual.
 
 
 
 

Alguns clientes desejam suspender o serviço por não terem condições de pagar por ele, em razão da crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Outros, porém, querem promover um boicote à rede depois de o dono, Edgard Corona, ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal que apura esquema de disseminação de notícias falsas (fake news).