Brasil

Alunos reclamam que não conseguem cancelar matrícula na Smart Fit

CEO da rede foi alvo de operação da PF contra fake news. Especialista dá dicas para quem quer suspender contrato

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 19:00
Esteiras em unidade da Smart FitAlunos da rede de academias Smart Fit têm reclamado que não conseguem cancelar as matrículas. Alguns clientes desejam suspender o serviço por não terem condições de pagar por ele, em razão da crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Outros, porém, querem promover um boicote à rede depois de o dono, Edgard Corona, ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal que apura esquema de disseminação de notícias falsas (fake news).

Nas rede sociais, vários usuários reclamaram que, ao tentarem cancelar o plano pela internet, são informados de que só o podem fazer presencialmente. Acontece, contudo, que as unidades da rede estão fechadas desde 19 de março em razão da pandemia de covid-19. Em resposta a alguns internautas, o perfil oficial da Smart Fit no Twitter informou que o cancelamento não pode ser realizado, uma vez que as matrículas estão congeladas no período — não havendo, portanto, cobrança de mensalidade, apenas da manutenção anual.
 
 

Na plataforma ReclameAqui, que reúne queixas de consumidores, a empresa tem 298 reclamações não respondidas. As mais recentes são todas relacionadas a tentativas frustradas de cancelamento ou a cobranças indevidas no período em que as academias estão fechadas.

Especialista em direito do consumidor e contratos, o advogado Victor Cerri, sócio do escritório Correa Porto Advogados, avalia que a conduta da Smart Fit é ilegal. "O consumidor poderia, por princípios contratuais e circunstanciais de pandemia ou mesmo relacionados à seara criminal, fazer esse cancelamento. Colocar obstáculos, já que há uma interrupção da prestação do serviço, não faz o menor sentido", pontua.

Aos clientes que se sentirem lesados, o especialista orienta buscar outros meios antes de levar o caso à Justiça que, segundo ele, é o "caminho mais demorado e oneroso". "Tentaria primeiro outros instrumentos, como o Procon, que costuma ter tramitações com esse tipo de reclamação. Há também o ReclameAqui, que é uma plataforma com a qual as empresas costumam se preocupar, e o Consumidor.gov.br, que é atrelado ao Procon e há um prazo para resposta, o governo fiscaliza, podendo até evoluir para uma multa. Não havendo resposta, aí sim o consumidor deve pensar em um processo para tentar terminar o contrato", afirma.

Procurada pelo Correio, a Smart Fit não havia se pronunciado até a mais recente atualização desta reportagem. 

Operação da PF

CEO da Smart Fit, Edgard Corona foi alvo, na quarta-feira (27/5), de uma operação da Polícia Federal, autorizada no âmbito de um inquérito que investiga fake news e ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Saiba Mais

Além de Corona, foram alvos da ação deputados do PSL — ex-partido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) — e outros apoiadores do presidente, como o também empresário Luciano Hang, das lojas Havan, e a ex-militante feminista Sara Winter, do grupo "300 do Brasil".

Segundo as investigações, empresários como Corona e Hang financiariam ataques contra o STF, com uso, inclusive, notícias falsas. Na avaliação de Alexandre de Moraes, as provas colhidas na investigação apontam "sérios indícios" de que o grupo praticou os crimes de calúnia, difamação, injúria, associação criminosa e contra a segurança nacional.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags