Jornal Correio Braziliense

Cidades

Conheça o projeto vencedor do concurso Marca Brasília

Projeto escolhido pelo voto popular foi divulgado durante a entrega do Prêmio Colunistas Brasília, na noite desta quinta. Concurso é promovido pela Fecomércio


A marca Skyline foi a vencedora do concurso Marca Brasília, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio). O projeto escolhido pelo voto popular foi divulgado durante a entrega do Prêmio Colunistas Brasília, na noite desta quinta-feira (30/11).
A nova marca representará a cidade para o mundo. A escolha da vencedora levou em consideração aspectos que melhor destacavam a cultura da capital, bem com a singularidade arquitetônica. Ao todo, 1.809 pessoas votaram e 46% escolheram a marca batizada de Skyline. Em segundo lugar ficou a Athos, com 34% da preferência. Já a Ipê recebeu 20% dos votos.
A Fecomércio recebeu o Prêmio Colunistas Brasília como destaque do ano pela promoção do concurso público Marca Brasília. "Nós queremos que ela seja uma marca de alegria", resume o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. O objetivo é criar um símbolo para ser usado em hotéis e supermercados, por exemplo, e que esteja desvinculado do contexto político.

O design vencedor apresenta traços simples, que remetem às principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer na cidade. O azul do céu, referência de Brasília, se destaca. Esses foram alguns dos objetivos dos designers gráficos que idealizaram o projeto.
Igor Guimarães Borges, 21, e Matheus Gomes de Vasconcelos, 20, também estudante de arquitetura, relatam diferentes inspirações, todas elas ligadas essencialmente à capital federal. "A marca de toda a cidade é sua arquitetura. Quando pensamos em Nova York, vem à cabeça a Estátua da Liberdade; em Paris, a Torre Eiffel. Sobre Brasília, quisemos passar a monumentalidade da cidade moderna, principalmente com as obras de Oscar Niemeyer", afirma Mateus.
Recém-formado no curso, Igor destaca também outros aspectos da marca. "A tipografia alongada representa a cidade-horizonte, em que a gente tem o céu completamente limpo e em uma cidade plana", disse.