Jornal Correio Braziliense

Cidades

Manhã chuvosa deixa o trânsito complicado nas principais vias do DF

Segundo o Inmet, o tempo chuvoso deve se manter nos próximos dias. Por causa da chuva, há relatos de engarrafamento e de acidentes. Um ônibus tombou

No início da manhã, a ocorrência mais séria havia sido capotamento no final da Asa Norte, próximo ao Walmart. Por volta das 6h30, o condutor perdeu o controle do GM Celta que dirigia, capotou e atingiu um poste de luz. Ele não se feriu. Uma equipe da Companhia Energética de Brasília (CEB) se deslocou ao local para avaliar o impacto à iluminação.

Por volta das 11h15, o trânsito continuava congestionado na maior parte das vias expressas do Distrito Federal, inclusive no Eixo Monumental e na EPTG. Há relatos de pequenas batidas suficientes para causar grandes engarrafamentos, como uma pequena colisão que levou caos à região da Ponte JK nas primeiras horas da manhã.

Na 203 Norte, também segundo o Corpo de Bombeiros, uma batida envolvendo quatro carros causou transtornos. Ninguém se feriu com gravidade.

Para evitar acidentes nestas épocas, o motorista deve reforçar a atenção ao volante. Segundo recomendações do Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF), os faróis devem permanecer acesos e a velocidade do carro não pode passar dos 60km/h, mesmo em vias expressas.

Confira a situação do trânsito no DF em tempo real

DF terá fim de semana debaixo de chuva

A manhã chuvosa desta sexta-feira (2/2) denuncia: o brasiliense terá um fim de semana em que a chuva não dará trégua. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo fechado vai se estender ao longo do fim de semana.

Caso o sol apareça hoje e nos próximos dias, será entre nuvens e por curto período. "Pode ser que a chuva dê uma trégua em alguma hora, mas ela voltará logo em seguida", prevê o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet. Por isso, a umidade se mantém alta durante toda a sexta-feira, variando entre 95% e 60%.

As chuvas devem, ainda, aliviar o mormaço. A temperatura, que beirava os 30;C nos últimos dias, não deve passar dos 26;C nesta tarde. Porém, como as nuvens não deixam o calor escapar pela atmosfera, a mínima segue em torno dos 18;C.

A previsão é de que fevereiro atinja ou ultrapasse os 217,5 milímetros de chuva estimados pelo Inmet. Este mesmo mês foi o mais chuvoso de todo o ano passado. Em 2018, um veranico de uma semana estragou a expectativa de ultrapassar a média de janeiro prevista pelo instituto.

Por isso, os órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos torcem para um bom volume de chuvas neste mês. Mesmo com um janeiro pouco chuvoso, o reservatório do Descoberto apresentou crescimento muito acima do previsto. Espera-se, agora, que o Santa Maria consiga atingir as metas antes da estiagem.