Cidades

Trecho na EPTG terá velocidade reduzida devido a obras na via

A velocidade de 60 km/h será aplicada na área perto da faculdade Mauá. As fiscalizações começam a ser feitas a partir da próxima quarta-feira

Jéssica Eufrásio*, Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 17/02/2018 08:00
Engarrafamento de veiculo na Estrada Parque - EPTG
Os motoristas que transitam pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) devem ficar atentos às mudanças na velocidade da via. O trecho que fica próximo à Faculdade Mauá, em Vicente Pires, vai ter a velocidade máxima reduzida, de 80km/h para 60km/h. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), as multas para quem ultrapassar o novo limite da via começam a ser aplicadas a partir da próxima quarta-feira (21/2), depois que todas as placas de sinalização forem devidamente instaladas.
A autarquia justificou que a redução foi necessária devido a obras que terão início na próxima quinta-feira (22/2), e tem como objetivo alargar a terceira faixa da direita nos dois sentidos da EPTG. O fluxo será canalizado para a faixa exclusiva por aproximadamente 1 km. No sentido Taguatinga, as mudanças terão início no trecho que fica a aproximadamente 500m do viaduto Israel Pinheiro e terminarão na altura da passarela, próximo à Residência Oficial do governador. Cerca de 15 dias depois do início das obras, o fluxo será canalizado, na mesma região, em sentido contrário.
O superintendente de trânsito do DER-DF, Cristiano Cavalcante, explica que a mudança faz parte de um conjunto de obras que serão realizadas em três pontes da EPTG. A primeira fica próxima à Residência Oficial de Águas Claras; a segunda, perto do viaduto que leva à Via Estrutural; e a terceira fica entre o Guará e o Lúcio Costa. A previsão é de que as três intervenções terminem em, no máximo, 120 dias.

"Faremos a quebra do muro direito das vias e de parte da laje para colocar vigas e fundir uma nova estrutura com a antiga. O objetivo é deixar as três faixas dessas pontes com 3,5 metros de comprimento. Atualmente, a terceira faixa da direita nesses três pontos, tanto no sentido Taguatinga quanto no sentido Plano Piloto, têm cerca de 2,6 metros", explica Cristiano.
Após as construções, a velocidade deve ser reestabelecida. Os demais pontos da via não terão alteração.

Outras mudanças


Na Asa Norte, a via do Setor Terminal Norte (STN) ; próxima ao Boulevard Shopping e aos supermercados Extra, Carrefour e Walmart ; teve o limite de velocidade reduzido de 70km/h para 60km/h, em janeiro de 2018.
Já no fim do ano passado outra via que teve a velocidade reduzida foi a Estrada Parque Península Norte, a principal via de acesso ao Lago Norte. O limite caiu de 70 km/h para 60 km/h. Nestes casos, a mudança foi adotada numa tentativa de humanizar o trânsito e reduzir o número de vítimas do asfalto.
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação