Cidades

Nível do reservatório Santa Maria bate a meta de fevereiro e chega a 40%

Volume é o mais alto desde agosto, segundo medição da Adasa. Barragem precisa chegar até 47% para encarar seca sem maiores sustos

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 19/02/2018 14:49

Barragem enche e se esvazia em ritmo mais lento do que o Descoberto, que tem fica em uma bacia maior

O volume do reservatório Santa Maria atingiu 40% na tarde desta segunda-feira (19/2). É a primeira vez desde 17 de agosto que a capacidade da barragem supera a marca. O valor está quatro pontos percentuais acima da meta da Agência Reguladora de Águas, Energia e Esgoto do Distrito Federal (Adasa) para fevereiro.

O nível do Santa Maria aumentou 9,9 pontos percentuais desde o início do ano, um aumento mais discreto do que os 23,8 pontos registrados no Descoberto, que já ultrapassou a meta prevista para maio. Isso ocorre, segundo a Adasa, porque o reservatório do Descoberto fica em uma bacia maior. Enquanto o reservatório que atende a mais de 50% das cidades do DF drena uma área de 360km;, o Santa Maria atinge uma área de apenas 80km;.

A Adasa espera que o nível do Santa Maria atinja os 47% de capacidade até maio, quando começa a estação seca no Distrito Federal. A partir de então, a barragem ficará ainda mais responsável pelo abastecimento de regiões como o Plano Piloto, Cruzeiro e Estrutural.

Isso porque, segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), a represa Santa Maria vem respondendo por uma pequena parte da vazão levada para o abastecimento. Enquanto chove, captações nos ribeirões do Torto, do Bananal e do Lago Paranoá irrigam o sistema. Com a estiagem, os riachos devem ficar mais vazios, e a barragem localizada no meio do Parque Nacional de Brasília passará a abastecer ainda mais regiões.

Mesmo com melhora, crise hídrica ainda não tem fim

A melhora nos reservatórios dá algum respiro ao brasiliense. No entanto, nem Adasa nem Caesb falam em fim do racionamento. A medida já dura mais de um ano.

Os dois órgãos só devem voltar a avaliar o fim do corte no abastecimento após os resultados da estiagem. A Adasa trabalha com uma curva de acompanhamento até maio, quando deve começar a seca. O Descoberto deve chegar ao mês com 50%. Está com 53,9% ainda em meados de fevereiro. O Santa Maria deve dar mais trabalho, pois precisa chegar a 47%.

Confira, mês a mês, as expectativas da Adasa para o Santa Maria

  • Fevereiro: 36%
  • Março: 41%
  • Abril: 46%
  • Maio: 47%

Chuvas continuam até o fim do mês

Até a tarde desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava acúmulo de chuva em 191 milímetros nos 19 primeiros dias de fevereiro. O volume equivale a quase 88% do previsto para todo o mês. O órgão prevê ainda mais chuva durante toda a semana.

Com as chuvas, a Companhia Energética de Brasília (CEB) precisou abrir as comportas do Lago Paranoá, há duas semanas. A medida evita alagamentos nas regiões próximas ao espelho d;água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação