Cidades

Terremoto é sentido em Brasília e prédios no centro da cidade são evacuados

Tremor é reflexo de terremoto de magnitude 6,7 registrado na Bolívia. Não há informações sobre feridos em Brasília

Thaís Cunha, Humberto Rezende, Gabriela Vinhal, Jacqueline Saraiva, Philipe Santos*
postado em 02/04/2018 11:15
[FOTO1134858]
Moradores de Brasília sentiram um tremor de terra na manhã desta segunda-feira (2/4), por volta das 10h40. Prédios foram evacuados em diferentes áreas da capital, como o Setor Bancário Sul, o Setor Comercial Sul e o Setor de Indústrias Gráficas. Não há informação sobre feridos na capital. O tremor foi reflexo de um terremoto na Bolívia e foi sentido também em outras regiões administrativas do DF e em estados como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A jornalista Carolina Moura, que trabalha em uma empresa de clipping na Quadra 2 do Setor Bancário Sul, conta que teve uma sensação de "tontura" no momento do tremor. "Achei que estava tonta e fiquei me segurando. Avisei a uma colega que estava passando mal e ela respondeu que estava se sentindo mal também." Ela afirma que o tremor durou apenas alguns segundos, o suficiente para deixar as cerca de 10 pessoas que trabalham no local assustadas. No entanto, ninguém precisou deixar o prédio.
Em outros locais, porém, as pessoas foram ordenadas a deixar os prédios. A medida foi adotada em edifícios comerciais, como o Parque Brasília, no Setor de Indústrias Gráficas, e órgãos públicos, como o ICMBio e a Infraero, onde a saída dos servidores foi registrada em vídeo (veja abaixo). Alguns órgãos dispensaram os funcionários, que só devem voltar ao trabalho na terça-feira.
[VIDEO7]
A servidora do Ministério da Justiça Érika Chantal, que trabalha no Setor de Autarquias Sul (SAS), disse que no momento do tremor o prédio não estava muito cheio e que as pessoas decidiram, por conta própria, deixar o imóvel. "Na hora, senti algo no estômago, uma tontura. Todos sentimos e, com medo, descemos na hora, sem nenhuma orientação mesmo", disse. Veja outros relatos de pessoas que se assustaram com o abalo no DF.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também confirmou que foi acionada e precisou deslocar equipes para alguns locais. Já a Defesa Civil do Distrito Federal informou que recebeu inúmeras chamadas relativas aos tremores e enviou equipes para auxiliar o Corpo de Bombeiros nas ações de evacuação. A principal região afetada, segundo a pasta, foi o Setor Comercial Sul, que registrou o maior número de ocorrências e onde muitos prédios foram evacuados também (veja vídeo abaixo).
[VIDEO8]
"A Defesa Civil está em vários prédios orientando as pessoas para que se tranquilizem. No caso de fissuras em pilares ou vigas, que chamem a Defesa Civil", orientou, em entrevista à GloboNews, o subsecretário Sérgio Bezerra, ressaltando que a tendência, agora, é que tudo volte à normalidade, após esse "primeiro susto"
Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirma tremores

Reflexo de terremoto na Bolívia

Tremor é reflexo de terremoto de magnitude 6,7 registrado na Bolívia.  Não há informações sobre feridos em BrasíliaO tremor sentido em Brasília é um reflexo de um terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter que atingiu a Bolívia, segundo o observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB). No país vizinho, houve alerta de tsunami. "Tremor na Bolívia 6.7 magnitude, foi sentido em Brasília e também provavelmente em São Paulo. Profundidade de 548", informou o observatório em sua página oficial no Facebook.

Nas redes sociais, moradores de cidades como São Paulo e Maringá (PR) também relataram ter sentido a terra mexer devido ao terremoto na Bolívia.
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
* Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação