Cidades

'Fomos massacrados, acusados sem provas', afirma bispo afastado de Formosa

Na primeira vez que fala com a imprensa após ter sido solto, no dia 17, D. José Ronaldo Ribeiro se diz vítima de perseguição. "Há um pequeno grupo que pretende me afastar, por discordar de meu estilo e de minha orientação pastoral"

Agência Estado, Correio Braziliense
postado em 23/04/2018 11:06
D. Ronaldo saiu direto do presídio para a residência episcopal

Uma semana depois de sair da prisão, onde ficou 30 dias, o bispo afastado de Formosa, dom José Ronaldo Ribeiro, acusado com outras oito pessoas de desviar dinheiro da Igreja Católica, falou pela primeira vez com a imprensa, usando a ocasião para afirmar sua inocência e se dizer vítima de perseguição. "Fomos massacrados, acusados sem provas, com um método absurdo de condenar, prender e apurar", afirmou o religioso, à Agência Estado.

Ao sair do presídio de Formosa, , d. Ronaldo foi para a residência episcopal, em vez de se hospedar na Casa do Clero, para padres doentes e idosos, conforme lhe aconselharam. "Vim para cá, porque esta é minha morada. Eu ainda sou o bispo de Formosa, embora afastado", disse.

A decisão de onde ele deve ficar, porém, é o administrador apostólico, d. Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba (MG), designado pelo papa Francisco para dirigir a diocese na ausência do titular. Ele deixou a Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), para passar o fim de semana em Formosa. Viajou a conselho do núncio apostólico, d. Giovanni D;Aniello.

D. Ronaldo descreveu os 30 dias presos como tristes. Lamentou não poder celebrar as missas e se disse magoado de sofrer "acusações injustas" e, acima de tudo, "humilhações impensáveis", como as duas vezes em que foi obrigado a ficar quase nu, só de cueca, para a revista aos presos.

No domingo (22/4), ele reuniu parentes e colaboradores na capela improvisada da residência episcopal, de 15m;, para agradecer a Deus "estar de volta ao rebanho" ; cerca de 400 mil pessoas, em 23 municípios. Ao seu lado estava outro acusado, o padre Thiago Wenceslau, juiz eclesiástico com doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, que chegou a Formosa em um domingo e foi preso na manhã seguinte, acusado de agir com o bispo.

Padre Tiago chorou o tempo todo na missa na capelinha particular. Fez cinco dias de jejum, em sinal de protesto contra a prisão, e foi o último a ser libertado, 24 horas após a soltura de d. Ronaldo, um monsenhor, três padres e dois empresários .

O bispo de Formosa permanecerá fora do cargo até a definição de sua situação na Justiça. Se for absolvido e o papa permitir, pretende retomar suas funções, embora admita reavaliar a intenção. Depende da aceitação dos fiéis, até agora aparentemente sem fissuras. Mesmo com as prisões, as missas de domingo continuaram cheias. "É evidente que, se muitas pessoas me apoiam com sua solidariedade, há também um pequeno grupo que pretende me afastar, por discordar de meu estilo e de minha orientação pastoral."

Ele se refere aos padres que, na sua avaliação, armaram as denúncias para se livrar dele. "É um grupo articulado que armou esse esquema há anos, desde minha passagem pela Diocese de Janaúba (MG), de onde fui transferido para Formosa em 2014." Segundo o bispo, a armação começou quando ele levou para Janaúba ex-dependentes de drogas de quem cuidava no trabalho pastoral. Disse que, para ajudá-los, sua conta ficou negativa.

Fazenda e lotérica

Na acusação do Ministério Público de Goiás, d. Ronaldo é citado como chefe de um grupo que teria desviado mais de R$ 2 milhões do dízimo ofertado às paróquias, segundo denúncia assinada por 30 de seus diocesanos. O dinheiro teria comprado uma fazenda de criação de gado e uma lotérica. "Sou inocente, tenho certeza de que nada fiz de errado", afirma. Segundo ele, quem fez a compra foi padre Moacyr Santana, com recursos próprios, o que não caracterizaria crime.

O administrador apostólico, d. Paulo Peixoto, que está investigando as denúncias, diz que, até o momento, parece não ter havido irregularidades. Os bispos do Regional Centro-Oeste, que compreende as dioceses de Goiás e Distrito Federal, viajarão a Formosa, nas próximas semanas, para levar conforto e solidariedade a d. Ronaldo e aos demais acusados.

Como a Justiça impôs medidas cautelares, d. Ronaldo está proibido de sair de Formosa e foi obrigado a entregar o passaporte. "Disseram que eu pretendia fugir do País porque preparava uma viagem a Roma para participar de uma reunião do Movimento Neocatecumenal", diz. Acolhido ao sair da prisão pela mãe, dona Nilda, de 90 anos, e por alguns de seus irmãos, ele tem tido a assistência de parentes e amigos, que lhe fazem companhia e se oferecem para cozinhar.

Denúncia

O promotor Douglas Chegury afirma que a investigação toma por base denúncia de um grupo de 30 fiéis. "Mandaram informações por escrito, em um documento assinado, apontando supostas irregularidades que haviam identificado." Ele destacou que as provas coletadas no processo, desde 2017, eram suficientes para pedir a prisão preventiva. "Houve ocultação de provas e a intimidação de testemunhas." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação