Jornal Correio Braziliense

Cidades

Estado de jovem espancado é grave e família briga na Justiça por UTI

Encontrado com sinas de espancamento na segunda-feira, Jelder Eric de Sousa Lourenço, 25 anos, está sedado e respira com ajuda de aparelhos

É grave o estado de saúde de Jelder Eric de Sousa Lourenço, 25 anos, jovem que foi encontrado com sinais de espacamento próximo ao Clube da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), na segunda-feira (6/8).
Laudo emitido pela equipe do Hospital de Base, onde ele está internado, informa que a equipe médica pretende transferi-lo para a unidade de terapia intensiva (UTI) com suporte neurocirúrgico. Preocupada com a demora, a família recorreu à Defensoria Pública do DF para conseguir a vaga. De acordo com o último boletim médico, ele está "sob sedoanalgesia, hemodinamicamente instável e dependente de ventilação mecânica".

Os pais de Jelder vieram de São Paulo para visitar o filho, que mora sozinho em Brasília. No sábado (4/8), o jovem saiu de casa, na 712 Norte, deixando documentos pessoais e celular, e não fez mais nenhum contato com amigos e familiares. Dois dias depois, funcionários da Assefe o encontraram com vários hematomas e marcas de violência pelo corpo, sobretudo na cabeça e no rosto. A suspeita é de que Jelder tenha sofrido um traumatismo crânioencefálico.

A 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) está à frente das investigações. Delegado-chefe da unidade, Ataliba Neto explicou que ainda está escutando testemunhas para entender o motivo de Jelder ter sido espancado e identificar os autores das agressões.

Vaquinha online

Amigos de Jelder começaram nesta terça-feira (7/8), uma vaquinha online com o intuito de arrecadar fundos para auxiliar a estadia dos pais do jovem em Brasília e cobrir eventuais necessidades durante o tratamento médico do rapaz.
Até o momento, mais de R$ 6 mil foram arrecadados. O objetivo dos amigos de Jelder é atingir pelo menos R$ 10 mil. A vaquinha estará disponível até a próxima sexta-feira (10/8). Para contribuir, basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/jelder-eric.