Cidades

Quarta-feira será quente e de céu claro; há chance de chover na quinta

Segundo o Inmet, umidade começa a subir na quinta-feira, que tem pequena chance de chuva. Possibilidade de precipitações aumenta consideravelmente na sexta

Alan Rios
postado em 15/08/2018 08:26
Dia terá céu claro e temperatura máxima de 32ºC
À espera da chuva ; que pode aparecer na quinta ou na sexta-feira segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ;, o brasiliense enfrenta mais um dia de calor e seca nesta quarta (15/8).

Hoje, a meteorologia garante que o guarda-chuva só servirá mesmo para se proteger do sol. O céu terá poucas nuvens e ficará de claro a parcialmente nublado. A tempertaura máxima deve chegar a 32;C. A umidade relativa do ar também contribui para o tempo abafado, variando entre 70% e 20%, números que deixam o Distrito Federal em estado de alerta.
Nessas condições, a Defesa Civil orienta que os brasilienses evitem exercícios e atividades ao ar livre entre as 10h e as 17h, tenha muita atenção quanto à hidratação e, caso trabalhe muitas horas sob o sol, beba muita água e use protetor solar e bonés.
De acordo com o meteorologista Manoel Rangel, o período da tarde é o que exige mais cuidado. "Não só hoje, como em todos os outros dias, os horários em que a umidade fica mais baixa são os de 14h, 15h e 16h. São neles que ocorrem aquelas medidas mínimas que prevemos", explica.

Chuva deve voltar

O brasiliense menos otimista se surpreendeu com a chuva da última quinta-feira (9/8), quando ela voltou a cair após 81 dias de seca. O que muitos esperavam era um agosto de estiagem completa, mas o Inmet previu uma chance de chuva de cerca de 60% para aquele dia e a possibilidade se concretizou. Nesta semana, a história pode se repetir: também são para quinta as previsões de uma chuva.

Embora as possibilidades de que chova amanhã sejam relativamente baixas, existe a certeza de que a umidade relativa do ar subirá. E, para sexta-feira (17/8), até o brasiliense mais incrédulo poderá carregar seu guarda-chuva, pois as chances aumentam consideravelmente. De acordo com o Inmet, há 70% de possibilidade de que o céu do último dia útil da semana esteja nublado e traga pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação