Cidades

Chuva que caiu na madrugada deve voltar ao longo do dia e na sexta-feira

Nas primeiras horas do dia, Brasília registrou 10,4mm de chuva, volume que deixa o DF perto do esperado para o mês de agosto

Alan Rios
postado em 16/08/2018 08:19
Céu deve continuar nublado até a sexta-feira
Uma semana depois da chuva que acabou com 81 dias seguidos de seca em Brasília, a água voltou a cair sobre a capital. As previsões feitas na quarta-feira indicavam a possibilidade de precipitação até a sexta-feira, mas foi logo de madrugada desta quinta (16/8) que as primeiras pancadas apareceram. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume da chuva da madrugada chegou a 10,4mm, um valor considerado razoável para o dia. Por volta das 3h, as pistas de praticamente todo o Plano Piloto estavam molhadas.

A previsão é que o tempo continue assim até sexta-feira, adianta o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet. "Tanto ao longo do dia de hoje quanto amanhã, a chuva deve continuar caindo", diz. No fim de semana, porém, a seca típica de agosto volta a se impor. "No sábado e no domingo, o céu volta a ficar claro, com baixa umidade e alta temperatura."

É bom, então, aproveitar a alta umidade relativa do ar das próximas horas. O índice, que chegou a registrar 10% no começo da semana, ficará entre 91% e 45% nesta quinta-feira. A temperatura máxima também cairá, alcançando 27;C entre 14h e 16h.

Chuva em agosto

Em 2017, o Distrito Federal ficou sem chuva durante todo o mês de agosto e boa parte de setembro, completando 127 dias de estiagem. Já neste ano, a conta dos dias seguidos de seca só chegou a 81, interrompidos em 9 de agosto. Essas últimas chuvas surpreenderam muita gente, mas Rangel explica que o fenômeno é completamente normal.

"O povo colocou na cabeça que em agosto é proibido chover, mas isso é uma bobagem. Para todos os meses, existe um valor esperado de volume de chuva. Para este mês, esse valor é de 13,9mm. Como hoje já choveu 10,4mm, é provável que essa quantidade de chuva seja maior do que a esperada. Mas isso é completamente normal, não significa que é o aquecimento global, o fim dos tempos, nada disso", brinca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação