Cidades

Conheça seis distritais que representam pluralidade de ideias e formações

A próxima legislatura da Câmara Legislativa terá 16 novos deputados e representantes de 18 partidos, reforçando a diversidade de ideias, formação e áreas de atuação. Hoje, o Correio encerra a apresentação da Casa com mais seis distritais

Marcus Lacerda - Especial para o Correio, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 13/10/2018 07:00

Os parlamentares eleitos em 7 de outubro tomarão posse no Legislativo local em 1º de janeiro de 2019


Diversidade é a palavra mais usada pelos deputados distritais recém-eleitos para explicar a composição da Câmara Legislativa na próxima legislatura. Com 16 novos nomes e representantes de 18 partidos, o Legislativo local terá oito parlamentares com passagens pelas forças de segurança. Há, ainda, seis educadores, três empresários e dois pastores.

Nos currículos, há formações em medicina, direito, administração, letras e ciência política. Mas há também quem não tem o ensino fundamental completo. Saúde, educação e segurança aparecem entre as propostas, mas a maioria dos próximos integrantes da Casa elegeram a geração de emprego como principal bandeira. O Correio Braziliense apresenta hoje o perfil dos últimos seis parlamentares que representarão a população na Câmara Legislativa a partir de 1; de janeiro de 2019.


Agaciel Maia

Agaciel Maia (PR)
Total de votos:
17.715
Onde recebeu mais votos: Planaltina, com 2.538 ou 14,3% do total

Líder do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) na Câmara Legislativa, Agaciel Maia foi reeleito para o terceiro mandato como distrital. Formado em economia, é servidor de carreira e ex-diretor do Senado Federal. Entre as principais bandeiras está o incentivo para jovens nos estudos e experiências profissionais.

Agaciel atuou como funcionário do Senado Federal desde 1977, onde começou como datilógrafo e depois foi alçado ao cargo administrativo mais alto da casa, de diretor-geral, em 1995, pelo então presidente do Senado, José Sarney.

;Sou autor de 54 leis já sancionadas, 8 mil empregos gerados pelo Programa Brasília %2b Jovem Candango, economia de R$ 1 milhão pela não utilização da verba indenizatória e recursos enviados para saúde, educação e transporte;, destaca o parlamentar em postagens nas redes sociais, em que ele cita também que destinou R$ 6 milhões em emendas para escolas públicas do Distrito Federal e diz que a educação será uma das prioridades do próximo mandato.

O Correio tenta contato com Agaciel Maia por telefone e por meio da assessoria de imprensa desde a última segunda-feira, mas o parlamentar estava viajando e não retornou até o fechamento desta edição.


Eduardo Pedrosa

Eduardo Pedrosa (PTC)
Total de votos:
12.806
Onde recebeu mais votos: Arapoanga, em Planaltina, com 1.600 ou 12,4% do total

Estreante na Câmara Legislativa, o empresário do ramo de segurança e infraestrutura Eduardo Pedrosa (PTC), 28 anos, pretende atuar no incentivo à geração de emprego. ;O pai de família precisa ter condições de sustentar a família. O pessoal não quer o peixe, quer aprender a pescar;, afirma. O sobrinho de Eliana Pedrosa (Pros), que disputou o GDF no primeiro turno, estará no grupo dos parlamentares com inclinação para discutir economia. Ele é formado em administração e abriu a primeira empresa aos 17 anos; por isso, será mais um dos que levantarão a bandeira do empreendedorismo.

Um dos principais projetos de lei que Eduardo deve submeter à Câmara Legislativa será em relação ao jovem no mercado de trabalho. ;O jovem busca o primeiro emprego, mas ouve da empresa que é preciso ter experiência. Quando ele não consegue trabalho e fica sem renda, há muitas chances de ele ir para o caminho errado;, explica. Pedrosa quer dar incentivo fiscal para as empresas que contratarem pessoas dessa faixa etária e sem experiência.

Após apoiar a tia Eliana Pedrosa para a chefia do Palácio do Buriti, Eduardo ainda não decidiu se estará do lado de Rodrigo Rollemberg (PSB) ou de Ibaneis Rocha (MDB) no segundo turno. ;Estou aguardando a decisão do partido e, particularmente, também não decidi. Mas creio que serão anos melhores para o Distrito Federal;, avalia.


Hermeto (PHS)

Hermeto (PHS)
Total de votos:
11.552
Onde recebeu mais votos: Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo 1 e 2, com 4.313 ou 37,3% do total

O policial militar Hermeto atuou por oito anos como administrador da Candangolândia. Durante o governo de Rodrigo Rollemberg, voltou para a corporação. ;Quando eu era administrador, colocava o meu celular no mural para a população ligar;, conta Hermeto.

Para ele, Candangolândia ficou abandonada nos últimos anos e, agora, cobra reformas de infraestrutura, desde espaços públicos até postos de saúde. ;Quero fazer isso não só na minha região, mas no DF inteiro;, complementa. Na segurança pública, defenderá investimentos em tecnologia, inteligência, pessoal e viaturas para a PM. ;Qualquer aumento que a Polícia Civil receber, vou defender que a PM também receba;, alerta.

Estreante na Câmara Legislativa, Hermeto acredita que a população pede políticos que fiquem mais nas cidades e menos nos gabinetes. ;O povo não quer mais do mesmo. O deputado tem de servi-lo e não se envolver em maracutaia. A gente não pode errar;, sustenta Hermeto, que pretende levar para a Casa o estilo como administrador.

Na disputa entre Rodrigo Rollemberg e Ibaneis Rocha para o Palácio do Buriti, Hermeto não tem apoio definido. Representante do PHS, que esteve na chapa de Eliana Pedrosa, Hermeto prefere avaliar o melhor candidato com a base política. ;Vou conversar com a população e com a corporação para avaliar;, explica.




José Gomes (PSB)

José Gomes (PSB)
Total de votos:
16.537
Onde recebeu mais votos: Brazlândia e Ceilândia Norte, com 2.836 ou 17,1% do total

Novato na Câmara Legislativa, o empresário José Gomes comanda a Real JG Serviços Gerais, com mais de 10 mil postos de trabalho e cerca de 120 contratos entre o governo federal e local. Portanto, pretende levar a geração de emprego e o combate ao desemprego como principais bandeiras. ;Sou gestor de uma grande empresa e formado em administração. Quero levar essa experiência dos últimos 10 anos e transformá-la em contribuição para o povo do DF. Logo nos primeiros meses do mandato, vou apresentar um projeto nesse sentido com detalhes;, afirma.


O futuro distrital avalia que a nova composição da Câmara Legislativa está de acordo com a Brasília vistas nas ruas. José Gomes acredita que terá bom diálogo com os colegas que quiserem melhorar Brasília. ;Independentemente de partido, sou a favor do que for melhor para o DF;, ressalta.

O empresário apoia a reeleição de Rodrigo Rollemberg, mas afirma que, caso Ibaneis Rocha (MDB) ganhe a disputa ao Palácio do Buriti, atuará como um fiscal do povo. ;Espero um diálogo franco e cordial. Agora, sou deputado e, como tal, sempre colocarei os anseios da sociedade em primeiro plano. Lutarei por políticas públicas que beneficiem o nosso povo;, diz.



Martins Machado (PRB)

Martins Machado (PRB)
Total de votos:
29.457
Onde recebeu mais votos: Samambaia (exceto quadras 500 e QR 317), com 2.526 ou 8,6% do total

Candidato com o maior número de votos na disputa ao Legislativo local, Martins Machado é pastor da Igreja Universal. Contando com o apoio de fiéis, foi o campeão das urnas entre os concorrentes à Câmara pela segunda vez. ;Vamos continuar o trabalho iniciado pelo PRB, que visa valorizar a família e os seus valores;, afirma Machado.

Entre as áreas de atenção dele estão o esporte, a educação e o cuidado ao idoso. ;Mas, durante a nossa campanha, a saúde foi a área que detectamos como de maior insatisfação da população;, diz o futuro parlamentar. ;Percorremos todo o Distrito Federal conhecendo os anseios e as necessidades da população. Os nossos projetos serão elaborados de forma eficaz para sanar os problemas detectados;, destaca o líder religioso, que, na nova configuração da Casa, pretende ter uma atuação mais independente. ;Não prometi nada e me comprometi a realizar o meu papel de fiscalizador;, explica.

Na disputa do 2; turno, Martins Machado ainda não fechou uma posição em relação à disputa pelo Palácio do Buriti. ;Conversamos com os candidatos e estamos decidindo quem apoiaremos e se apoiaremos;, diz o pastor.


Valdelino Barcelos (PP)

Valdelino Barcelos (PP)
Total de votos:
9.704
Onde recebeu mais votos: Arapoanga, em Planaltina, com 1.329 ou 13,6% do total

Um mandato focado na necessidade básica do povo é o objetivo de Valdelino Barcelos (PP) para os próximos quatro anos. Presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Passageiros em Geral (Coopercam), o deputado distrital eleito nasceu em Ituiutaba, Minas Gerais, e não completou o ensino fundamental.

Apoiado pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Valdelino deve ser um dos parlamentares a defender o setor produtivo. ;Saúde, mobilidade urbana e geração de emprego e renda são as minhas bandeiras. Tenho projetos, o povo precisa de respostas rápidas;, ressalta.


Mesmo representante de um partido coligado com o MDB de Ibaneis Rocha, Valdelino adianta que vai ;acompanhar a vontade do povo;, em relação ao futuro governador. Ele também comemora a renovação da Câmara Legislativa. ;É preciso avançar com responsabilidade para fazer o melhor pelo DF;, reforça.

Confira o perfil dos outros distritais eleitos acessando as matérias: ; Conheça seis distritais que defendem saúde, segurança e educação; e

Conheça seis dos novos nomes que vão compor a Câmara Legislativa do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação