Cidades

Previsão é de mais chuva em Brasília nesta terça-feira

Depois da surpresa do granizo ontem, Inmet prevê chuva e trovoadas para o Distrito Federal

Mariana Machado
postado em 30/10/2018 08:18
Inmet prevê mais chuva ao longo da tarde e noite. Tendência é de que continue assim até a primeira dezena de novembro.
É melhor o brasiliense não esquecer o guarda-chuva na hora de sair de casa nesta terça-feira (30/10), porque a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. Ontem, depois de uma manhã quente, a população se surpreendeu com precipitações de granizo no período da tarde.
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o fenômeno é provocado por uma nuvem chamada Cumulus Nimbus. ;É uma nuvem de desenvolvimento vertical que vai subindo na atmosfera. Para que suba tão alto, é preciso calor e umidade e no topo dela sempre tem granizo. Quando não aguenta mais o peso desse granizo, acontece a precipitação;, explicou.
Para o Instituto, ainda não é possível prever se o que ocorreu ontem se repetirá hoje, mas ao longo de toda a semana deve haver chuva no DF e a tendência é de que continue assim até os primeiros dez dias de novembro, especialmente nos períodos da tarde e noite.
Pela manhã, o calor continua. A previsão é de que os termômetros atinjam máxima de 28 ;C, enquanto a mínima foi registrada em 18 ;C durante a madrugada. A umidade deve variar entre 40% e 95%.

Acidentes

Considerando o dia de ontem, as chuvas já superaram em 50% a média do mês de outubro, que é de 159.8 mm;. Com os temporais, muitos acidentes de trânsito já foram vistos. Ontem, um ônibus com 30 passageiros tombou no Lago Sul. Quatro pessoas precisaram ser transportadas pelo Corpo de Bombeiros para o hospital.
Além disso, vários congestionamentos complicaram a vida dos motoristas. No Eixão Norte, o engarrafamento se estendeu desde a 114 Norte até o viaduto do Torto. No Sudoeste, a forte chuva obrigou os motoristas a reduzir a velocidade para cerca de 20km/h na 1; Avenida, devido à baixa visibilidade e uma enxurrada que cobriu o meio fio. Da quadra 304 até o cruzamento com o Eixo Monumental, muitos preferiram parar os carros e motos nas áreas de recuo dos ônibus a continuar dirigindo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação