Cidades

Chuva provoca alagamentos e complica trânsito no DF; confira mapa

Parte do Eixão Norte ficou alagado em decorrência da tempestade. Em Vicente Pires, o Correio flagrou um pedestre tentando atravessar uma enxurrada

Adriana Bernardes, Isa Stacciarini
postado em 16/11/2018 18:22

Mapa de trânsito no DF

A chuva forte complica a volta para casa do brasiliense no início da noite desta sexta-feira (16/11). O Centro de Controle Operacional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que o trânsito está com retenção ou lento em quase todas as rodovias distritais. Quem sai da área central de Brasília rumo às regiões de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante, além dos que tentam chegar às rodovias BR 060 e BR 070 precisam ter paciência. Um dos motivos é a interdição da Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), que foi alagada após um córrego transbordar e causar estragos na via.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou as faixas exclusivas da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para os motoristas. A medida segue até às 23h59 desta sexta-feira (16/11).

[VIDEO2]A interdição na EPVP ocorre enquanto o DER conclui obras no local. A expectativa do departamento era de terminar a intervenção neste sábado (17/11), mas, se as chuvas continuarem a cair na região, a liberação pode ser adiada para domingo (18/11). O diretor-geral do DER, Márcio Buzar, afirma que não há maiores problemas com a via. "Não há risco de desabamento de parte alguma da via, a situação está controlada. Nós evitamos a passagem de carros porque estamos trabalhando com equipamentos pesados;, conta.

Márcio ainda relata que é preciso que a chuva sobre Vicente Pires dê trégua para as obras prosseguirem em um bom ritmo. "As chuvas têm que parar, elas estão muito intensas. Neste mês já choveu mais de 300 mm, então a gente vai precisar contar com a sorte para não ter chuva e fazer o serviço;, frisa.

A interdição na EPVP ocorre nos dois sentidos da via desde a saída da EPTG até o primeiro balão do trecho, que dá acesso ao trecho três do Setor de Mansões Parque Way. O restante da via segue sem bloqueios, com trânsito fluindo nos dois sentidos. No fim da tarde desta sexta (16/11), uma faixa ficou liberada para o sentido Vicente Pires e a outra foi revertida, montada para o sentido Águas Claras.

Em Vicente Pires, o Correio flagrou uma enxurrada na Rua 10. Uma pessoa quase foi arrastada no momento em que tentava atravessar a via. Durante a manhã, uma cratera se abriu na Rua 8, provocando uma série de complicações aos motoristas que trafegavam pela região. Foi no mesmo local que um cavalo morreu eletrocutado esta semana.

[VIDEO1]

Problemas no metrô


A Companhia do Metropolitano afirma que a estação Samambaia Sul continua interditada devido aos problemas causados pela chuva. Funcionários do metrô estão desde às 6h desta sexta-feira (16/11) retirando a água e fazendo a limpeza do local. A previsão da companhia é de que o trabalho siga até a manhã deste sábado (17/11).

Não há um balanço do que foi perdido no incidente, mas a assessoria do metrô afirma que a água entrou em algumas salas da estação e os equipamentos podem ter sido comprometidos.

Asas Sul e Norte

Na área central de Brasília, parte do Eixinho e do Eixão Norte, sentido Asa Sul ficaram alagados. Motoristas tiveram que dirigir na contramão para conseguir passar pela correnteza. No Eixinho, alguns condutores pararam no canteiro central. No Eixão, muitos tiveram de trafegar pela faixa amarela, que divide os dois sentidos.

Na altura da 103 Norte, motoristas também registraram faixas alagadas. No Eixinho W, parte dos condutores teve de parar o veículo. Também houve quem se arriscasse em seguir pelas vias. Por causa do alagamento, quem vinha no sentido contrário cedia parte do espaço das faixas.

Confira

- Epia Norte, subida do Colorado (DF-003): retenção desde o viaduto do Torto até o Colorado. Faixa reversa fechada devido à chuva.

- Estrada Parque Torto (EPTT ou DF-007): trânsito intenso, mas fluindo.

- Eixão Norte (DF-002): trânsito intenso, com retenção desde a quadra 14 sentido saída norte.

- Buraco do Tatu (DF-002: trânsito intenso, mas fluindo.

- Eixão sul (DF-002): trânsito intenso por toda a via. Lentidão na chegada à EPAR após a quadra 16.

- Estrada Parque Aeroporto (EPAR ou DF-047): trânsito intenso ao longo da via, mas fluindo.

- L4 Sul (DF-004): trânsito intenso, mas fluindo.

- Estrada Parque Guará (EPGU ou DF-051): trânsito intenso com alguns pontos de lentidão.

- Estrutural (DF-095): trânsito intenso com pontos de lentidão na pista norte e retenção na chegada à BR-070.

- Estrada Parque Taguatinga (EPTG ou DF-085): retenção do SIA até o Viaduto Israel Pinheiro, e na chegada a Taguatinga desde a chegada de Águas Claras. Restante de via com trânsito intenso.

- Estrada Parque Vicente Pires (DF-079): Leve retenção na faixa reversa sentido Águas Claras.

- Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB ou DF-075): trânsito intenso, com pontos de retenção ao longo da via.

- DF-001 (Sentido Samambaia): trânsito moderado.

- DF-001 (acesso ao Recanto das Emas): retenção do viaduto da BR-060 até o Balão do Recanto das Emas.

- Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA Sul ou DF-003): retenção do Cruzeiro até o SOF Sul e trânsito intenso no restante da via.

- Estrada Parque Juscelino Kubitschek (EPJK ou DF-027): trânsito intenso, mas fluindo.

- DF-001 (Jardim Botânico): trânsito intenso, mas fluindo.

- DF-250 (Balão do Itapoã): trânsito moderado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação