Jornal Correio Braziliense

Cidades

Volume de chuvas em novembro ultrapassa a média prevista para o mês

Neste domingo (18/11), o céu deve permanecer de encoberto a nublado com trovoadas e chuvas em áreas isoladas


Em 17 dias, choveu mais de 32% do que o esperado para novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até esse sábado (17/11), choveu 299,9 milímetros, quando a expectativa para todo o mês era de 226,9 milímetros. Mesmo com o valor acima da média, a tendência é de que as precipitações continuem nos próximos dias.

Neste domingo (18/11), o céu deve permanecer de encoberto a nublado com trovoadas e chuvas em áreas isoladas. Durante a madrugada, os termômetros registraram 17;C e podem marcar até 29;C ao longo do dia. A umidade relativa do ar varia entre 95% a 50%.

De acordo com o meteorologista Mamedes Luís Melo, a expectativa é de que os temporais não atinjam a capital neste domingo. ;Ainda não recebemos alerta, mas continuaremos o monitoramento;, explica. Na sexta-feira (16/11), chuvas fortes atingiram a capital e causaram estragos pela cidade.

Abastecimento

O racionamento de água terminou em junho deste ano e os reservatórios que abastecem o Distrito Federal apresentam melhora nos níveis.Apenas em novembro, o volume da barragem do Descoberto subiu mais de 10%. No início do mês a bacia estava com 61,9% da capacidade total. Neste sábado, os marcadores registravam 72,1%.

O volume do reservatório de Santa Maria também apresenta crescimento. Até este sábado, a barragem estava com 54,3% da capacidade total. No início do mês, o volume estava em 50,4%.