Cidades

Após cirurgia de separação, Mel e Lis já respiram sem ajuda de aparelhos

Médicos retiraram os tubos de ventilação mecânica de Mel nesta quinta-feira. A irmã, Lis, já não precisava do auxílio desde segunda-feira

Hellen Leite
postado em 02/05/2019 12:07
Médicos retiraram os tubos de ventilação mecânica de Mel nesta quinta-feira. A irmã, Lis, já não precisava do auxílio desde segunda-feiraMel, a bebê siamesa que permanecia respirando com a ajuda de aparelhos, teve os tubos removidos nesta quinta-feira (2/5), cinco dias após a delicada cirurgia de separação feita no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Segundo boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do hospital, tanto ela quanto a irmã, Lis, que completaram 11 meses na quarta-feira, estão estáveis e se recuperam bem.

Também de acordo com o boletim, Mel continua em coma induzido, mas agora recebe oxigênio por catéter nasal. A garotinha está com o quadro respiratório e neurológico estável. Assim, aos poucos, os médicos devem diminuir o nível de sedação para que ela acorde. Ela também é tratada com antibióticos e é acompanhada diariamente pelas equipes de neurocirurgia, neurologia pediátrica, cirurgia plástica e terapia intensiva pediátrica.

Primeiros movimentos de Lis

[SAIBAMAIS]Lis, que acordou na segunda-feira (29) se recupera bem, segundo os médicos, e superou as expectativas da família e dos neurologistas. Ela já ensaiou os primeiros movimentos e já ficou de pé. A previsão é que as meninas, que pesam 9kg cada, deixem o local em duas semanas.

As meninas foram separadas no último sábado (27), em uma cirurgia inédita no Distrito Federal. O procedimento , começou na manhã de sábado e se estendeu até a madrugada de domingo. As crianças haviam passado pela primeira operação após o parto, em 26 de janeiro, para o implante de expansores cutâneos.

[FOTO1375640]


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação