Cidades

VÍDEOS: subestação da CEB na área central de Brasília pega fogo

Pelo menos 17 mil unidades consumidoras estão sem energia por causa do incêndio na subestação da CEB. Ninguém ficou ferido, segundo os bombeiros

Caroline Cintra
postado em 29/05/2019 09:29

Subestação da CEB, na área central de Brasília, pega fogo A subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), localizada na área central da cidade, pegou fogo na manhã desta quarta-feira (29/5). O prédio fica na 701/901 Norte, próximo da 5; Delegacia de Polícia. A fumaça preta e as chamas puderam ser vistas de longe. De acordo com a CEB, a estrutura responde pelo atendimento de 17.007 unidades consumidoras, que estão sem energia no momento.

[FOTO1391575]

[VIDEO1] Pelo menos 10 equipes do Corpo de Bombeiros estão no local. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido no incêndio. Funcionários da CEB responsáveis pela manutenção foram acionados. Homens da Polícia Militar também se deslocaram o local. Em nota, a CEB informou que às 9h15 recebeu um chamado dos Bombeiros sobre incêndio na Subestação 03. Os equipamentos de proteção do sistema provocam o desligamento automático da energia. Por volta das 10h, as equipes de manutenção aguardavam os bombeiros apagarem o fogo pra ter acesso às instalações e avaliar os danos.

De acordo o diretor-presidente da CEB, Edson Garcia, o óleo que resfria um dos três transformadores da subestação esquentou muito, causando acombustão e dando início ao fogo. Ele chegou ao local com o governador em exercício, Paco Britto, para acompanhar a vistoria. "A Asa Norte é atendida por duas estações. Essa atende o início da região, como shoppings, hotéis e as primeiras quadras. Lamento o ocorrido e estamos trabalhando para estabelecer a ordem e amenizar o desconforto da população", disse Garcia.

Por volta das 10h30, a equipe dos bombeiros liberou o acesso do diretor de distribuição da CEB, Dalmo Rabello para uma avaliação preliminar dos equipamentos da subestação. "Estamos aguardando o rescaldo do transformador para que as equipes de manutenção possam atuar nos reparos", informou.

O contador Diego Machado, 35 anos, trabalha no Centro Empresarial Norte, bem perto da subestação. Ele contou que a energia acabou pouco depois que ele chegou ao escritório, por volta das 9h. "A gente desceu e viu a movimentação de pessoas no térreo. Uma moça disse que ouviu um estouro, mas eu e meus colegas não ouvimos nada. Só descemos para ver e nos deparamos com as chamas. Não sei se vamos voltar a trabalhar hoje, porque precisamos de energia e, até agora, nada".

Fumaça de incêndio na subestação da CEB ao lado da 5ª Delegacia de Polícia pode ser vista da Esplanada dos Ministérios A fumaça densa e escura, foi vista por quem trabalhava na Esplanada dos Ministérios. Moradores da Asa Norte relatam falta de energia. Quem trabalha no Edifício PO 700, que fica de frente à subestação, desceu dos escritórios, pois, o predio ficou sem luz. Ainda não há previsão de quando o problema será resolvido.

Quem trabalha no edifício PO 700, que fica em frente à subestação, desceu dos escritórios, pois, faltou luz no prédio todo

Quem estava na Torre de TV, de onde deu para avistar o incêndio, relatou que, por volta das 10h, a fumaça mudou de cor. No primeiro momento era escura e densa. Mas depois, ficou esbranquiçada. Leitores que trabalham no Setor Bancário Norte também relataram ao Correio, que a fumaça causou espanto e preocupação. "Todo mundo querendo saber o que tinha acontecido", resumiu Fernando Braga Almeida, 30 anos, auxiliar de escritório.

Subestação da CEB fica próximo do Estádio Nacional e da 5ª Delegacia de Polícia

[VIDEO2]

Comércio sem energia

Devido ao incêndio, diversos ponto da Asa Norte ficaram sem energia. Segundo o diretor-presidente da CEB, não há previsão da volta da energia nas unidades consumidoras atendidas para subestação 3. Comércios, como o Brasília Shopping recomendaram que os lojistas não abram as lojas enquanto o problema não for resolvido. Kamila Castro, 33, proprietária de um comércio de roupa infantil optou por não abrir as portas, devido a falta de eletricidade. "Minhas funcionárias estão na loja desde 9h30, mas não abrimos por questão de segurança. Ainda não temos previsão de quando a energia irá retornar", afirma. Ela acrescenta, que por enquanto, não deve abrir a loja enquanto a energia não voltar.

Vias bloqueadas

A via 701/901,em frente a subestação3 da CEB, está bloqueada para a passagem de veículos. Liberada apenas para Bombeiros, PM, Polícia Civil e CEB. Uma equipe do Departamento de Trânsito está posicionada na ponta da rua para orientar os motoristas. O trânsito está sendo desviado, mas não há congestionamento e flui bem.

Por meio de nota, o Departamento de Trânsito (Detran) informou que alguns semáforos da região próximo ao local de incêndio estão desligados. Equipes de manuntenção semafórica fazem levantamento da quantidade de equipamentos que estão fora de funcionamneto.

Até a mais recente atualização desta reportagem, 13 dispositivos estavam desligados. Os agentes estão no local para diminuir os impactos no tráfego, orientando os motoristas nos cruzamentos das vias N2 e N3 com a W3 e também na via W5.

Outros casos

Em 18 de abril deste ano, homens do Corpo de Bombeiros atuaram em um incêndio em subestação desativada da CEB, localizada no SIA. O fogo começou quando trabalhadores, que usavam maçarico, atearam fogo, sem intenção, em um compartimento com combustível.

Em 1; de setembro do ano passado, um funcionário terceirizado da companhia teve 60% do corpo queimadoao ser atingindo por uma explosão na substação que fica no Setor de Autarquias Sul, bloco B. Na ocasião, o Bombeiros informou ter havido uma sequência de três explosões no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação