Jornal Correio Braziliense

Cidades

Gêmeas Mel e Lis completam 1 ano e ganham festa junina no hospital

As irmãs siamesas que nasceram unidas pela cabeça mostram ótima recuperação e já ensaiam os primeiros passos. Festa de aniversário ocorre neste sábado

O dia terá gostinho de celebração para Lis e Mel. Ao completar 1 ano neste sábado (1;/6), as gêmeas siamesas ganharão festa com direito a bolo, decoração e roupa especial. Depois de celebrar os 10 primeiros meses unidas pela cabeça e completar o 11; internadas na UTI, recuperando-se da cirurgia de separação, elas assoprarão as velinhas separadas, esbanjando saúde e fofura. "Elas estão superbem e são muito fofinhas. Elas brincam muito. Acho que é o momento delas de paz, quando elas estão juntinhas", conta a mãe, Camilla Vieira Neves, 25 anos.

A festa deste sábado vai ser intimista, apenas para a família, amigos próximos e membros da equipe do Hospital da Criança de Brasília (HCB), que ajudaram os pais a organizar tudo. A celebração será no Espaço da Família da Abrace, que fica dentro do próprio hospital e foi excepcionalmente aberto em um sábado para a ocasião tão especial.

A vida de Lis e Mel sempre foi celebrada pela família. Desde que nasceram, elas ganham, todo dia 1;, um bolo e um tema de "mesversário" (veja galeria de fotos). Já tiveram festa com o tema de Natal, Branca de Neve, panda e Minnie. Por ser junho, o primeiro aniversário terá o tema de festa junina.

[FOTO1393546]

Primeiras palavras, primeiros passos

A gêmeas siamesas apresentam excelente recuperação da cirurgia de separação, realizada no fim de maio no HCB. Espertas, já falam palavras como ;mama; e ;papa;, saem para o banho de sol todos os dias e são empenhadas na fisioterapia. Na sessão de sexta-feira, Mel ensaiou uma gracinha, se apoiou e quase conseguiu caminhar sem ajuda.

[SAIBAMAIS]É possível ver o alívio e a alegria estampados no rosto dos pais a cada demonstração de melhora das meninas. Após passarem por momentos tensos, desde o anúncio de que teriam gêmeas siamesas, eles conseguem agora vislumbrar a hora em que terão as filhas em casa, saudáveis e independentes uma da outra, unidas apenas pelo amor de irmãs.

"Hoje, eu estou mais aliviada. O mais difícil já passou. Ainda temos muitas batalhas pela frente, principalmente a do desenvolvimento delas, mas está sendo tudo muito incrível. Estou muito feliz, cheia de paz, de amor e de felicidade ao chegar nesse um aninho delas e elas estarem separadinhas", comemora Camilla.

Alta da UTI e um novo quarto

Lis e Mel nasceram unidas pelo crânio (craniópagas) em 1; de junho de 2018, no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), onde permaneceram internadas durante um mês. Elas foram acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que tornou possível a separação das siamesas, realizada entre os dias 27 e 28 de abril, no HCB.

As duas enfrentaram uma maratona de 20 horas no centro cirúrgico. Na sala de operação, capitaneada pelo neurocirurgião Benício Oton, uma equipe de mais de 50 pessoas se dedicou à cirurgia delicada, rara e inédita no Distrito Federal. Lis acordou primeiro, Mel depois, mas saiu primeiro da UTI. Desde a segunda-feira (27/5), com a alta de Lis do tratamento intensivo, dividem um quarto na enfermaria, onde dormem e brincam uma com a outra.