Cidades

Ibaneis levará gestão compartilhada para escolas que rejeitaram a medida

Segundo governador, militarização será implementada até mesmo nos dois colégios onde votação foi desfavorável ao modelo: o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 407 de Samambaia e o Gisno, na Asa Norte

Ana Viriato
postado em 18/08/2019 15:17
IbaneisO governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, neste domingo (18/08), que vai implementar o modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar nas cinco escolas consultadas no sábado (17/8), incluindo as duas em que a proposta foi rejeitada na votação da qual participaram professores, pais e alunos com mais de 13 anos.

Dos cinco colégios onde houve votação, três disseram sim ao modelo, mas a maioria dos participantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 407 de Samambaia e do Gisno, na Asa Norte, rejeitaram a medida.

O chefe do Palácio do Buriti afirmou que a decisão de implementar nos cinco colégios mesmo assim é baseada em estudos. "Pelas nossas análises, a gestão compartilhada atende melhor a sociedade. Os indicadores mostram a necessidade do modelo. Além disso, a maioria dos pais e alunos dessas unidades votaram favoravelmente ao modelo. Quem votou contra foi justamente a parcela que não quer o bem das escolas", disse.

Caráter consultivo

Ibaneis alegou que as votações têm apenas caráter consultivo. "Foi uma forma de envolver a sociedade no debate. Mas a decisão está tomada. Só não implementarei a gestão compartilhada nessas escolas se houver decisão judicial contrária", assegurou.

O cronograma das ações necessárias à implementação do modelo será definido em reunião com o secretário de Educação, Rafael Parente, às 9h desta segunda-feira (19). "E pretendo começar justamente pelas escolas que rejeitaram o modelo", adiantou Ibaneis. A fala provocou críticas por parte de deputados distritais e do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF).

Resultado

Entre as cinco escolas que promoveram a consulta pública no sábado, três disseram "sim" à gestão compartilhada: o Centro de Ensino 1 do Itapoã (CED 1), o Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga (CEF 19) e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante (CEF 1).

As votações indicaram que a militarização foi aprovada com 67% dos votos no CED 1, 70% no CEF 19 e quase 56% no CEF 1. No sábado anterior (10/8), outra escola ; o Centro Educacional Condomínio Estância III, em Planaltina ; foi consultado e aderiu à gestão compartilhada. Considerando as quatro primeiras escolas incluídas, o DF conta com dez escolas com gestão compartilhada. A intenção do governo é que, a cada ano, 10 novos colégios sejam incluídos no projeto.

Voto contrário

No Centro de Ensino de Samambaia, a consulta pública acabou com 58,49% dos professores, pais e alunos acima dos 13 anos rejeitando a proposta. Resultado semelhante ocorreu no Centro de Ensino Gisno, na Asa Norte, com 57% dos votos contrários à mudança de modelo.

A votação no Gisno, porém, ainda precisa ser validada. Ela depende da análise do quórum de votantes. Para a decisão ser válida, é necessário que pelo menos 10% da comunidade escolar tenha participado da consulta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação