Cidades

Temperatura de 36°C se mantém e brasilienses encaram sábado de calor e seca

DF completa 110 dias sem chuva e deve esperar repeteco da temperatura recorde de calor do ano registrada na última sexta-feira (20/9)

Emilly Behnke
postado em 21/09/2019 09:04
Umidade continua a 10% e os 36°C de temperatura devem se repetir neste sábado (21/9)O descanso do brasiliense neste final de semana será regado a muito calor. Mantendo a tendência dos últimos dias, a temperatura deste sábado (21/9) se mantém nas alturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista fica em torno de 36;C, semelhante à temperatura que registrou o recorde de calor do ano nesta sexta-feira (20/9). A mínima registrada nesta madrugada foi de 14;C.

Para quem já tirou a roupa de banho do armário e pensa em se divertir neste calorão, é importante se atentar aos horários de pico do tempo quente. Entre 15h e 16h, a temperatura deve atingir o máximo e a umidade o menor indíce, chegando a 10%.

A baixa umidade mantém o estado de emergência, o mais grave do tipo, decretado pela Defesa Civil. O aviso é declarado quando a umidade fica abaixo de 12% por dois dias seguidos. As recomendações nesta situação incluem evitar atividades ao ar livre e manter ambientes internos úmidos.

O céu se mantém claro e parcialmente nublado com a presença de névoa seca. E a chuva ainda não deve dar o ar da graça neste final de semana. Com isso, o DF completa neste sábado 110 dias sem precipitações. "A princípio para o dia 25 já temos condições de chuva", afirmou o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet.

Para este domingo (21/9) já se pode esperar uma melhora na secura. "A condição do tempo fica parecida, mas temperatura vai baixar um pouco e umidade fica acima de 20%", explicou o meteorologista. O otimismo não é à toa. A primavera começa na segunda-feira (23/9) e deve iniciar um período de transição que deve impactar na previsão do tempo em todo o Brasil, segundo Mamedes.

Dicas


O calor é tempo bom para o lazer, mas especilistas recomendam cuidados durante este período de seca. Manter-se hidratado é a principal dica, mas evitar muita exposição ao sol nos horários entre 10h e 17h também é importante. Não esquecer do filtro solar e usar roupas leves complementam os cuidados básicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação