Cidades

Covid-19: casos em profissionais da saúde e segurança triplicaram em maio

No início de maio, eram 297 servidores infectados. Balanço da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (27/5) mostra que o número passou para 1066, um aumento de 258%

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 17:06
Os profissionais da saúde e da segurança pública estão na linha de frente do combate ao novo coronavírusOs profissionais da saúde e da segurança pública estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Por causa disso, o número de diagnosticados com a covid-19 mais que triplicaram este mês. No início de maio, eram 297 servidores infectados e, segundo balanço da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (27/5), o número passou para 1066, um aumento de 258%. 
 
De acordo com o relatório da pasta, em 1º de maio, eram 144 profissionais da saúde e 153 da segurança diagnosticados com coronavírus. Nessa quarta, os números passaram para 719 e 347, respectivamente. 
 
No âmbito da saúde, o crescimento foi maior, totalizando um aumento de quase 400%. Na segurança pública, a quantidade de profissionais infectados aumentou 126%.

Crescimento 

Saiba Mais

Ainda de acordo com o boletim desta quarta, o coronavírus provocu a morte de dois servidores da segurança pública e de três da saúde. Uma das vítimas era um agente penal de 45 anos, que trabalhava na Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF1). Ele faleceu em 17 de maio, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). 
 
Em apenas uma semana, o crescimento de diagnósticos nos servidores da segurança e da saúde aumentou 20%. Em 21 de maio, eram 888 profissionais dessas áreas infectados: 321 da segurança e 567 da saúde. 

Casos

Atualmente, o Distrito Federal tem 7.930 casos confirmados do novo coronavírus. O número de profissionais da saúde e da segurança infectados é equivalente a 13% do total de diagnósticos. Além disso, a doença vitimou 123 pessoas na capital. Dos óbitos, 34 aconteceram apenas esta semana. 
 
Em 21 de maio, o Correio publicou reportagem que ressalta a situação de vulnerabilidade desses profissionais perante a pandemia da covid-19. A matéria também mostrou como os órgãos responsáveis pelos servidores estão se prevenindo para evitar maior disseminação da doença. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags