Cidades

Aeroporto de Brasília teve queda de 96% no movimento em abril

Esta é a menor marca dos últimos 25 anos. Segundo a Inframérica, retomada progressiva dos voos depende dos avanços no combate ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 19:04
Movimento no Aeroporto de Brasília é o menor já registrado em 25 anos O Aeroporto Internacional de Brasília, o terceiro mais movimentado do país, registrou queda no movimento de 96,5% em de abril, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Em maio, oito voos foram retomados para destinos nacionais. A inclusão destes novos trechos ligará a capital com 24 cidades brasileiras. A expectativa da retomada progressiva dos voos depende da evolução no combate da covid-19.
 
A pandemia causada pelo novo coronavírus causou uma redução drástica no fluxo de passageiros e aeronaves no terminal do DF. Apenas 45.577 usuários circularam no local em abril deste ano. Em 2019, cerca de 1,3 milhão de passageiros passaram pelo aeroporto no mesmo intervalo de tempo. No que se refere ao fluxo aéreo deste período, 11.418 pousos e decolagens ocorreram, contra os atuais 1.659.
 
Este é o menor número de passageiros já registrado desde que a Inframérica assumiu a concessão do terminal aéreo, em 2012, e a menor marca dos últimos 25 anos que se tem estatísticas do terminal aéreo.
 
Desde 25 de março, voos internacionais diretos da capital federal para os nove destinos que o aeroporto opera para o exterior tiveram que ser suspensos por causa das medidas de contenção da covid-19. No mês de abril, foram registrados somente 11 operações internacionais, a grande maioria cargueiros e aviação executiva.
 
Na última semana de maio, o aeroporto passará a ter uma frequência semanal de 249 voos. Um pequeno crescimento, mas ainda longe dos mais de 2,4 mil pousos e decolagens por semana, e dos 49 destinos que operava antes da pandemia.
 

Precauções 

De acordo com a Inframérica, todas as operações respeitam as medidas sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde. O Aeroporto tem intensificado a limpeza do terminal com produtos para desinfecção de UTIs, além da separação de mesas, cadeiras e da sinalização de uma distância segura em filas, balcões e elevadores, bem como alertas para o uso de máscaras, dentre outras ações. O Corpo de Bombeiros Militar do DF também segue medindo a temperatura de todos os passageiros que desembarcam no aeroporto. Há ainda 
um novo sistema afere a temperatura de quem está embarcado. O novo equipamento também verifica a utilização de máscara de proteção.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags