Cidades

Taxa de distanciamento social cai e DF vai para 15º em ranking nacional

Segundo pesquisa de uma empresa de softwares, 39,2% dos brasilienses cumpriram as medidas de restrição em 29 de maio

Correio Braziliense
postado em 30/05/2020 10:48
 Em meio a pandemia, menos da metade dos brasilienses cumprem medidas de restriçãoSegundo levantamento de uma empresa de softwares, o DF ocupa, neste sábado (30/5), o 15º lugar no ranking das unidades da federação que mais respeitam as medidas de restrição de distanciamento social. A pesquisa foi atualizada nesta sexta-feira (29/5).

Os dados indicam que apenas 39,2% dos brasilienses cumpriram o isolamento social na data.  No Amapá, primeiro lugar do ranking, são 48,4% de pessoas em isolamento social. Em contrapartida, Tocantins, último lugar da lista, apresenta 34,2% em isolamento social

A capital apresenta um registro cada vez menor quando se compara o índice atual com o dos primeiros dias de distanciamento. Em 22 de março, a capital estava com 62,5% no índice, momento em que era a unidade da federação em que mais se respeitava as restrições. Em 3 de maio, o registro foi de 56,9% e 3º lugar no ranking. Em 13 de maio, o DF passou a ocupar o 14º da lista, com 42,9% dos brasilienses cumprindo o isolamento social. 
 

Riscos 

Em entrevista ao CB Poder, o epidemiologista Jonas Brant apontou a importância do isolamento do DF  e lamentou a queda na capital. "A gente precisa fazer um isolamento social efetivo, porque fazer mal feito é quase ter que fazer duas vezes. Então a gente está fazendo isolamento que não está sendo muito bom. O isolamento está caindo a cada dia. A gente começa a abrir uma série de atividades na sociedade e daqui alguns dias nós vamos ter que fazer um isolamento efetivo. Então é mais fácil a gente fazer efetivamente agora para poder colher o lucro disso  lá na frente de ter fechado, contido a epidemia, controlado os casos para depois abrir, do que abrir agora no meio da aceleração da epidemia", frisou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags