Cidades

Trânsito de veículos na Esplanada ficará fechado neste domingo

Fechamento da Esplanada valerá apenas para carros e não impede manifestações, segundo a Secretaria de Segurança

Correio Braziliense
postado em 20/06/2020 16:29
Carro da PM estacionado em frente à catedral, na Esplanada dos MinistériosO Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que fechará a Esplanada dos Ministérios para carros neste domingo (21/6). Uma nota emitida pelo Detran-DF informa que o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios ficará interditado desde a Rodoviária até a Praça dos Três Poderes, "pela via S1, e desde a L4 até a rodoviária, pela N1". O bloqueio ocorre às 23h59 deste sábado (20/6). 

"Todos os acessos da S2 para a S1 e da N2 para a N1 também serão fechados. Somente autoridades e servidores públicos federais, devidamente identificados e que estejam em serviço, terão permissão para trafegar pelo local. O fluxo de veículos será desviado da via S2 em direção à S3 na altura do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Os veículos que vierem pela via S1 serão desviados para as vias S2 e N1 na altura da Biblioteca Nacional", completa a nota.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a interdição é apenas para veículos e não impede as manifestações populares. A primeira nota enviada ao Correio pelo Detran-DF dizia que o fechamento valia também para pedestres. A assessoria da SSP, porém, corrigiu mais tarde a informação. Trata-se, portanto, de uma medida diferente da adotada pelo GDF no fim de semana passado, quando no domingo 14 foi proibido o trânsito tanto de veículos quanto de pedestres.

Fechamento da Esplanada e prisões

No fim de semana passado, o GDF removeu um acampamento do grupo extremista 300 do Brasil, que estava havia mais de um mês acampado na Esplanada. Durante a operação de desmontagem, o governador foi insultado, assim como policiais militares. Horas depois da remoção, integrantes do grupo tentaram invadir o Congresso Nacional e arremessaram fogos de artifício contra a sede do Supremo.

No domingo, dia seguinte à ação, a Esplanada foi fechada e um dos participantes do ato, Renan Silva Sena, foi detido por policiais à paisana no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Um vídeo gravado pela equipe do Correio registrou a ação da polícia. Uma das líderes do grupo, a extremista Sara Giromini, que adota a alcunha Sara Winter, foi presa dias depois pela Polícia Federal como parte do inquérito que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Durante a semana, o governador Ibaneis voltou a proibir a circulação na Esplanada por causa de novas ameaças, desta vez ao bispo Marcony Ferreira e à Catedral de Brasília, onde o grupo fora desautorizado a se instalar pelo sacerdote. "Não vou admitir baderna na minha cidade", afirmou o governador, na última quarta-feira.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags