Cidades

Setor produtivo espera que GDF reencaminhe projeto do Refis à Câmara

Após rejeição da proposta que previa a renegociação de dívidas tributárias, entidades do ramo pedem que a matéria seja reavaliada

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 15:27
Votação do Refis-DF 2020 na Câmara Legislativa ocorreu pela internet, na terça-feira (23/6) A rejeição do projeto de lei complementar (PLC) que instituía um novo Programa de Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis-DF 2020) tem potencial para gerar mais debates. A votação da matéria, na tarde de terça-feira (23/6), deixou a Câmara Legislativa (CLDF) dividida. Em uma sessão virtual com mais de quatro horas de duração, os deputados se debruçaram à apreciação da proposta, de autoria do Poder Executivo. 

Nesta quarta-feira (24/6), representantes de sete entidades do setor produtivo assinaram uma nota em que lamentam a decisão e pedem para que o PLC seja enviado para nova avaliação. Para encaminhá-lo de volta à Casa, o Buriti deve apresentar um requerimento com a assinatura de, ao menos, 13 deputados.

Para as entidades signatárias — integrantes do Fórum do Setor Produtivo do Distrito Federal —, a aprovação do Refis-DF 2020 seria "fundamental e imprescindível para a economia (...). especialmente para o enfrentamento da crise sanitária, ao desonerar o setor produtivo, incentivar a regularização e possibilitar ao poder público uma melhora na arrecadação para o enfrentamento da crise fiscal", diz a nota.

O mesmo documento havia sido divulgado após a sessão da CLDF, sob autoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF). No entanto, outras seis entidades subscreveram o texto.

Uma delas é a Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), cujo presidente, Fernando Cezar Ribeiro, acredita que o reenvio permitirá uma análise mais detalhada do tema. "Tínhamos discutido com alguns deputados para que não desfigurassem o projeto a ponto de não ser aprovado. O que pedimos (ao GDF) é que (o texto) seja reencaminhado e que a discussão seja um pouco mais ampla", argumenta. 

"Estamos vivendo um momento de pandemia e vendo que alguns empresários passam por dificuldades financeiras. Se eles também tiverem dificuldade para obter a certidão negativa, não vão poder ter acesso a créditos difundidos para que o setor empresarial saia do momento de crise", completou Fernando Cezar. 

Descontos


A polêmica do projeto do Refis 2020 começou quando o Executivo local tentou tirá-lo da pauta da Câmara Legislativa após a apresentação de emendas. O texto em votação na sessão de terça-feira (23/6) contava com 59 propostas de alteração. 

Até o início da votação, deputados da base e representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) tentavam negociar para que o PLC fosse aprovado no formato original. No entanto, 12 parlamentares votaram pela rejeição da matéria, cinco foram favoráveis e sete se abstiveram. Para passar, a proposta precisava alcançar a maioria qualificada: 16 votos.

O texto do Poder Executivo estabelecia abatimentos de até 50% nos valores principais de dívidas tributárias ou não. Além disso, os descontos nos juros e multas poderiam chegar a até 95%. A medida valeria para pessoas físicas ou jurídicas (empresas).

Algumas das emendas propunham faixas de descontos menores e um teto para o limite de dívidas, a fim de não beneficiar grandes devedores, segundo defendido por parlamentares.

Diálogo


Apesar do pedido do setor produtivo, o Governo do Distrito Federal (GDF) não tem interesse em reencaminhar a proposta. Após a sessão, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse ao Correio que respeita a decisão e que não deve enviar o texto para nova apreciação. 

O secretário de Relações Parlamentares, Bispo Renato, retificou a fala do chefe do Executivo local. "Não há por que encaminhar um novo Refis se a Câmara Legislativa mostrou não ter interesse em aprová-lo. Seria um desgaste desnecessário. Tentamos de todas as maneiras, mas, infelizmente, não foi por culpa nossa", comentou o secretário.

Renato também questionou o motivo de os parlamentares não terem aprovado o projeto e, em seguida, acatado as emendas. "Optaram por encerrar as negociações no momento em que votaram contra o prosseguimento (da apreciação do PLC). O governo disse que não tinha dificuldade de discutir emenda por emenda. Os próprios deputados votaram contrariamente. Mas não vão ficar arranhões nem nada nesse sentido. Vamos aprimorar a construção do diálogo a cada dia", ressaltou. 

Para os distritais favoráveis às alterações, a preocupação era de o texto ser aprovado e, ao ser levado para sanção do governador, as emendas aditivas serem vetadas. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags