Correio Braziliense
postado em 26/06/2020 13:51
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, esteve, na manhã desta sexta-feira (26/6), com professores aprovados no último concurso público da Secretaria de Educação, e que aguardavam ser chamados para tomar posse. Na praça do Buriti, ele declarou que, até a próxima quarta-feira (1º/7), todos os 821 professores serão chamados.
A cerimônia de posse deveria ter ocorrido em 30 de março, mas, devido à suspensão de aulas e cancelamento de eventos em função da pandemia do novo coronavírus, tudo acabou suspenso, o que gerou um pedido de desculpas do governador. “Agora já temos, no horizonte, quando vamos voltar às aulas.”
A declaração gerou aplausos do grupo de professores. “Vão prestar um excelente serviço ao Governo do Distrito Federal (GDF), e tenho muita esperança de que essa pandemia vai passar e a gente vai conseguir recuperar os dias perdidos.”
O diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) Claudio Antunes, considera a notícia excelente. “A gente vinha brigando com o governo há muito tempo para que o quadro de professores fosse recomposto. Estamos com mais de 1,4 mil aposentadorias por ano, desde 2016, e a contratação de efetivos está muito abaixo disso.”
Saiba Mais
De acordo com ele, outros 1,3 mil professores aprovados em outros concursos também aguardam nomeação. “O ano letivo vai começar em 13 de julho. A gente ressalta que o governo ainda não resolveu o que fazer com os 120 mil estudantes sem computadores nem equipamentos”, critica.
Pela tarde, os professores, sindicato e secretário de Educação Leandro Cruz, se reunem para discutir como será feita a posse.
Convocação
O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) já havia encaminhado pedido formal para que o chefe do Executivo local nomeasse os professores, afirmando que o governo tem condições econômicas e orçamentárias para as contratações.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.