Cidades

Saúde terá que esclarecer sobre baixa qualidade de máscaras cirúrgicas

TCDF quer saber se houve sobrepreço na compra realizada de uma empresa mineira e que envolve ainda aquisição de Equipamentos de proteção individual

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 17:00
Os equipamentos podem ter sido superfaturados e o TCDF pede esclarecimentos à secretaria de SaúdeO Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) considerou insuficientes os esclarecimentos prestados pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) em relação à baixa qualidade de máscaras cirúrgicas descartáveis fornecidas por uma empresa mineira. A pasta também não soube explicar sobre uma possível ocorrência de sobrepreço na referida aquisição nem sobre a morosidade nos processos de liberação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde, para os pacientes e acompanhantes.

Saiba Mais

A decisão, publicada nesta segunda-feira (20/7) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), se refere ao processo que trata sobre aquisições de EPIs para profissionais de saúde e pacientes e a análise de compatibilidade de preços, quantidade e qualidade dessas aquisições.

Por unanimidade, a Corte não apenas considerou insuficientes os esclarecimentos da Secretaria de Saúde, como determinou que a pasta se abstenha de pagar, liquidar e/ou reconhecer a dívida referente ao fornecimento das máscaras de proteção pela empresa mineira.
 
O tribunal também reiterou que a pasta, no prazo de 15 dias, envie as informações relacionadas às supostas irregularidades, "com alerta ao titular da Pasta quanto à possibilidade de aplicação da multa" no caso dreincidência no descumprimento da determinação.

Processo

Na sexta-feira (17/7), o TCDF havia solicitado explicações da pasta sobre a baixa qualidade das máscaras fornecidas pela empresa, a ocorrência de possível sobrepreço na aquisição e a demora nos processos de liberação de EPIs para os profissionais de saúde, os pacientes e acompanhantes.
 
A secretaria admitiu que houve diversas reclamações quanto à qualidade das máscaras após distribuição inicial. O órgão informou ainda que os itens permanecem segregados em estoque até que haja resultado de testes que estão sendo realizados em laboratório. Contudo, não forneceu informações sobre esses testes. 

Tanto a secretaria quanto a empresa citada no processo ainda estão no prazo para manifestação. 

Procurada, a SES/DF esclareceu, por meio da assessoria de imprensa, que todas as determinações dos órgãos de controle estão sendo atendidas dentro do prazo estipulado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags