Cidades

Carreata pede reabertura de escolas particulares de educação infantil no DF

Pais se manifestam contra a decisão do TRT que suspendeu as aulas presenciais nas escolas particulares até 6 de agosto

Correio Braziliense
postado em 29/07/2020 11:45
Carreata contou com apoio de dezenas de paisUma carreata em frente ao Palácio do Buriti pede pelo retorno às aulas presenciais em escolas particulares de educação infantil no Distrito Federal. A manifestação ocorre na manhã desta quarta-feira (29/7) e reúne dezenas de carros e famílias.

Os pais pedem pelo direito de escolha quanto às atividades dos filhos de forma presencial ou a distância, argumentando, principalmente, que diversos familiares retornaram ao trabalho e não têm onde deixar os filhos. As aulas nas escolas privadas voltariam na última segunda-feira (27/7), mas o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) suspendeu esse retorno até 6 de agosto.
 
A suspensão acata parcialmente um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que levantou preocupações com a saúde da população com um retorno antes das escolas públicas, em meio à pandemia do novo coronavírus. Pais, porém, se dividem entre os que querem e os que não querem a volta às aulas presenciais.

“As crianças da educação infantil podem estar correndo um risco muito maior com ‘estranhos’ do que estando de volta à rotina escolar, em um ambiente totalmente voltado para elas. Nossas escolas estão preparadas para o cumprimento de todos os protocolos de segurança orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, opina a manifestante Daniella Asevedo Oliveira, 41 anos.
 
Pais pedem retorno o quanto antes 
 
Os manifestantes se concentraram às 9h no estacionamento em frente ao Mané Garrincha e passaram pelo Buriti, Câmara Legislativa e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), acompanhados por agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e por viaturas da Polícia Militar.

Duas faixas das vias foram ocupadas durante a carreta, mas não houve grandes complicações no trânsito. Há uma expectativa de que, ainda nesta quarta-feira, o TRT julgue o recurso apresentado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe) quanto à decisão de suspensão das aulas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags