Cidades

VÍDEO: Almoço de casamento reúne 50 pessoas em restaurante da 104 Sul

Evento ocorreu na tarde deste sábado (1º/8) e recebeu críticas de moradores da quadra por provocar aglomeração durante momento de pandemia da covid-19

Correio Braziliense
postado em 01/08/2020 19:20

Um almoço de casamento em um restaurante da 104 Sul foi alvo de críticas de moradores da quadra neste sábado (1º/8). O Correio recebeu imagens de um evento que ocorreu entre as 13h e as 17h, no Toro Parrilla. Vídeos mostram dezenas de pessoas reunidas, além de várias sem máscara, durante a comemoração. No paletó de ao menos dois participantes, havia insígnias da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), e um dos convidados tinha um quepe da corporação em mãos. Ele usava máscara.
 
Uma pessoa que registrou imagens do casamento e preferiu não se identificar disse que ainda não tinha visto aglomeração nos comércios da quadra desde a flexibilização. “Vi as pessoas chegarem desde as 13h, com compras de casamento, vestidos longos. Havia bebês, crianças e o restaurante estava lotado. Era uma irresponsabilidade o que estava acontecendo”, afirmou.

Saiba Mais

O Decreto nº 40.939, de 2 de julho de 2020, estabelece normas para o funcionamento de bares e restaurantes da capital federal durante o momento de pandemia. Entre elas, está prevista a disposição de mesas a dois metros umas das outras, com o máximo de seis clientes em cada; funcionamento com até 50% da capacidade; e implementação de medidas de controle de acesso, para evitar grande fluxo e aglomeração.


Responsabilidade


Chef de cozinha do Toro Parrilla, Hélio Rodrigues confirmou que houve o casamento, mas disse que as medidas de distanciamento foram respeitadas. Além disso, ele afirmou que os demais clientes ficaram em uma área separada e que o evento ocorreu na parte externa do estabelecimento, reservada apenas para os convidados. “Às vezes, gera aglomeração, sim, mas é algo sobre o que não temos controle”, reconheceu.

Hélio disse que os clientes têm álcool em gel à disposição e que a temperatura de todos é verificada na entrada. No caso dos convidados que aparecem sem máscara nas imagens, o chef disse que a maioria tirou o item de proteção do rosto apenas para comer ou beber. “Este é o primeiro evento que fazemos depois que o restaurante abriu. Deu 50 pessoas. O restaurante tem 200 e poucos lugares. Estamos (neste sábado) com cento e poucos clientes. Espalhei as mesas no jardim para garantir o distanciamento”, continuou.

O chef reforçou que o restaurante tem seguido as regras do decreto distrital e que a empresa busca atender a todas as recomendações. “A gente tem de trabalhar. Somos mais de 40 famílias dependendo direta e indiretamente (do restaurante). Nosso patrão não mandou ninguém embora (durante o período de fechamento) e pagou nossos salários certinho. Entendo que venha uma pessoa (para filmar) porque está preocupada, mas eu jamais seria irresponsável de colocar em risco minha equipe e meus clientes. Tentamos agregar as coisas, para voltarmos com responsabilidade”, salientou Hélio.

Acompanhamento


Carro da PMDF estava estacionado próximo ao local Um carro da PMDF estava estacionado em um gramado próximo ao restaurante, mas militares do veículo encontravam-se em uma padaria ao lado do restaurante, segundo relatos. De acordo com a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a corporação compõe a força-tarefa responsável por fiscalizar o cumprimento de decretos distritais com regras que visam evitar a disseminação do novo coronavírus, como o que trata do uso de máscaras.

Além da PMDF, órgãos como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e a própria DF Legal desempenham essa função. Questionada sobre os convidados, a Polícia Militar afirmou que, "a princípio, trata-se de um evento particular". "Solicitamos que essa demanda seja encaminhada ao órgão competente, responsável pela fiscalização e apuração de eventuais irregularidades que o estabelecimento tenha cometido ou esteja cometendo observada a legislação vigente", informou a corporação por meio de nota.

Na segunda-feira (3/8), a secretaria DF Legal respondeu que não chegou a ser acionada pelos telefones 162 ou 160 para fiscalizar o local. A pasta ressaltou que todos os estabelecimentos são obrigados a cumprir normas previstas no Decreto nº 40.939/2020. "(O documento) prevê o distanciamento entre as mesas, o máximo de seis pessoas nelas e a disponibilidade de álcool gel para todos os clientes. Também fica proibido o ingresso de clientes na loja sem o devido uso de máscaras, que podem ser retiradas apenas no momento da alimentação", afirmou nota do órgão.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags