Cidades

Após explosões em Beirute, Líbano precisa de ajuda: Saiba como colaborar

Conta oficial será divulgada nos próximos dias, mas, até lá, doações podem ser feitas à Cruz Vermelha

Correio Braziliense
postado em 06/08/2020 15:10

Conta oficial será divulgada nos próximos dias, mas, até lá, doações podem ser feitas à Cruz VermelhaApós as explosões que deixaram 137 de mortos e 5 mil feridos em Beirute, capital do Líbano, uma grande rede internacional de ajuda começa se formar para auxiliar na reconstrução do país, que foi duramente abalado. De acordo com o Cônsul Honorário do Líbano em Goiás, Hanna Mtanios, uma conta bancária será criada nos próximos dias para que os interessados possam depositar qualquer quantia em dinheiro. 

No entanto, a situação que o país vive é crítica, por isso, seguindo as orientações da embaixada do Líbano no Brasil, o Cônsul divulgou os canais de doação para a Cruz Vermelha do país. (confira ao final da matéria) 

Em entrevista exclusiva ao Correio, Hanna Mtanios disse que o Líbano é um país muito forte e que muitas vezes já passou por situação parecida, porém a crise econômica imposta pela pandemia gerou um desafio maior que em outras ocasiões, por isso a ajuda de todos é essencial. “O Líbano tem força, os libaneses são fortes. Mostramos isso desde os fenícios. O Líbano sempre se reergueu, essa será a oitava vez. Mas confesso que diante de uma crise de pandemia e crise econômica mundial que afeta a maioria dos países… Com as condições do Líbano, eu acho difícil. Nós precisamos de ajuda internacional, precisamos que todos se unam em prol do Líbano, atingido por essa catástrofe”, diz. 

A ideia é reiterada por Ali Zoghbi, vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS). Ele pontua que a situação enfrentada pelo Líbano já era complicada antes do acontecimento e agora, tudo se agravou. “O Líbano já está bastante combalido por uma das maiores crises econômicas da história do país, o que tem provado penúria e miséria especialmente entre os menos favorecimentos. O Líbano agora precisa de ajuda. De ajuda responsável e consciente, que possa permitir algum projeto mais salutavel, transparente e que tenha auditoria internacional. Acho que a comunidade internacional poderia desenvolver um projeto com a participação de diversos países. Mas, neste momento, o que a gente deseja é essa reconstrução e união do povo libanês projetando um futuro melhor”, disse Ali Zoghbi ao Correio

Saiba Mais

A comunidade libanesa no Brasil é maior que a população do próprio país. Os intensos processos migratórios fixaram de 7 a 11 milhões de libaneses e descendentes no Brasil. Já no Líbano, a população é de 6,8 milhões de pessoas. Só no estado de Goiás, o consulado estima a presença de cerca de 300 mil em diversos municípios do estado, inclusivo no Entorno, além do Distrito Federal. 

 

Contas bancárias para a Cruz Vermelha Libanesa:

 
Bank name: Audi
Account Name: Croix Rouge Libanaise
Account# 8415000046
IBAN# LB38 0056 0000 0000 0084 1500 0046
Currency: USD
SWIFT: AUDBLBBX
 
 
Bank name: Fransabank
Account Name: Croix Rouge Libanaise
Account# 0101LBP1515019937411
IBAN# LB44 0001 0101 LBP1 5150 1993 7411
Currency: LBP
SWIFT: FSABLBBX
 
Bank name: Fransabank
Account Name: Croix Rouge Libanaise
Account# 0101USD1515019937418
IBAN# LB46 0001 0101 USD1 5150 1993 7418
Currency: USD
SWIFT: FSABLBBX
 
Há também a possibilidade de doação pelo site https://www.supportlrc.app/donate/.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags