Ciência e Saúde

Como ficam os serviços diante da pandemia de coronavírus? Tire suas dúvidas

Correio consultou especialista e órgãos de saúde para responder perguntas de leitores

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 18:00
No DF, comércio está fechado. Apenas serviços essenciais seguem funcionandoDiante da pandemia do novo coronavírus, são muitas as dúvidas da população. Para ajudar a saná-las, o Correio selecionou  pelos leitores por meio das redes sociais e consultou um especialista e órgãos oficiais para respondê-las. Abaixo, confira as perguntas e respostas relacionadas aos serviços, incluindo a campanha de vacinação contra a gripe, em meio à pandemia. Relembre as orientações relacionadas à contaminação pelo coronavírus e aos . Você também pode enviar a sua pergunta pelo InstagramFacebook ou Twitter do Correio.
 

Quando as aulas da rede pública serão retomadas?

Neste momento, as aulas estão suspensas até 5 de abril. Fique atento aos meios oficiais de informação e a veículos de comunicação confiáveis para mais informações.

Como denunciar lojas que permancem abertas apesar do decreto do GDF?

Caso algum cidadão veja um estabelecimento proibido de funcionar aberto, deve denunciar pelos telefones 151 (Procon), 162 (ouvidoria do GDF) ou 190 (Polícia Militar). Os órgãos garantem sigilo do denunciante.

Servidores federais devem continuar trabalhando normalmente?

Por enquanto, sim. Na segunda-feira (23/3), o governo de Ibaneis Rocha entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a liberar os servidores públicos federais a trabalharem de casa, como forma de aderir à quarentena que grande parte da população do Distrito Federal adotou. O pedido, contudo, foi negado na terça-feira (24/3).

O seguro desemprego é afetado?

Os atendimentos presenciais estão suspensos. Nesse período, a recomendação é que os trabalhadores busquem o portal de serviços do governo federal (www.gov.br/trabalho) ou o telefone 158 (Alô Trabalho). O que não puder ser resolvido por estes canais ficará temporariamente suspenso. 

Era necessário antecipar a campanha de vacinação, visto que os idosos, que são grupo de risco, vão precisar sair de casa para tomar? Por que não aplicam as vacinas em casa?

A antecipação era necessária. A Influenza (gripe) é mais comum em um período que está para chegar, o inverno. Se você se antecipa e vacina pessoas que iriam desenvolver um caso mais grave, elas deixam de adoecer e, com isso, não irão procurar o sistema de saúde. 

Não é possível aplicar a vacina em casa, porque você precisaria de mais recursos e de mais pessoas para realizar essa vacinação. E a força de trabalho é basicamente a mesma que está atendendo os casos de Covid-19.

Como pagar contas com bancos e lotéricas fechados?

Algumas empresas estão prorrogando os prazos. Procure informações junto aos credores. Se não for o caso, é possível pagar por internet banking.

É verdade que a vacinação em drive thrus não é eficaz por conta da temperatura?

Não. No drive thru, os carros com as pessoas passem por algum lugar onde está tendo a vacina. Ali vão estar técnicos preparados, eficazes e com a estrutura.

Todo mundo deve tomar a vacina contra a gripe?

Nesta primeira etapa, os públicos prioritários, segundo o Ministério da Saúde, são idosos e trabalhadores da saúde. A etapa seguinte terá início em 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa em 9 de maio, vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Quais regiões administrativas do DF têm mais casos?

Plano Piloto e Lago Sul concentram o maior número de casos.

Centrais de telemarketing devem parar?

O presidente Jair Bolsonaro incluiu as telecomunicações nos serviços essenciais, que não poderão parar.

Quem tem consulta de rotina de bebê deve esperar?

Se o bebê está bem, o ideal é esperar. Também é possível procurar uma orientação a distância, por telefone, por exemplo.

A quarentena pode ser estendida?

Não há previsão até o momento. Fique atento aos meios de informação confiáveis.

Como denunciar a prática de preços abusivos?

Caso o consumidor se sinta lesado, o Procon pede que o usuário informe e formalize a denúncia pelos canais oficiais. Telefone: 151 | E-mail: 151@procon.df.gov.br.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai cortar a energia de inadimplentes?

Não. O colegiado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) — órgão regulador do setor elétrico brasileiro e responsável por legislar sobre as questões da energia — aprovou na terça-feira (24/3) resolução normativa que impede o corte de energia por falta de pagamento a todas as residências e aos serviços e atividades considerados essenciais.

Há casos de transmissão comunitária no Distrito Federal?

De acordo com a Secretaria de Saúde, há 9 casos de transmissão comunitária no DF. Além disso, o Ministério da Saúde também decretou que há transmissão comunitária no país.

Qual é o cronograma da campanha de vacinação contra a gripe para idosos?

23/3: Idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E.
24/3: Idosos cujo nome comece com as letras F, G, H, I e J.
25/3: Idosos cujo nome comece com as letras K, L, M, N e O.
26/3: Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S, e T.
27/3: Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z.

Confira o endereço dos postos de imunização no site da Secretaria de Saúde: .

Por que é necessário vacinar a população idosa contra a gripe neste momento?

Para proteger um grupo de risco de pegar uma doença associada e evitar que ele procurem o sistema de saúde. Além disso, você sabendo que um idoso foi vacinado contra a gripe, você já descarta a Influenza caso ela apresente sintomas.

O transporte público pode parar no Distrito Federal?

Não há previsão até o momento.
 

Fontes:

- Professor Wildo Navegantes de Araújo, do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da Universidade de Brasília (COES/UnB)
- Secretaria de Saúde do DF
- Ministério da Saúde
- Companhia Energética de Brasília (CEB)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags