Diversão e Arte

Morre, aos 72 anos, o cantor baiano Moraes Moreira

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (13/4)

Correio Braziliense
postado em 13/04/2020 11:41
Moraes Moreira
O cantor Moraes Moreira morreu, na madrugada desta segunda-feira (13/4), em casa no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada primeiramente nesta manhã pelo Blog do Marrom, do jornal baiano Correio 24 Horas, que confirmou com o cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, que integrou os Novos Baianos. De acordo com Paulinho, que estava muito consternado, Moraes Moreira morreu dormindo.

Ao G1, o irmão Eduardo Moraes confirmou também a veracidade da informação, mas se limitou a dizer: "A gente não sabe direito o que ocorreu. Nem eu, nem as irmãs sabemos”. A assessoria de imprensa se pronunciou mais tarde afirmando que o artista morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Ele foi encontrado pela empregada doméstica, já que morava sozinho em um apartamento na Gávea.
 
As informações sobre velório e enterro não serão reveladas. O motivo é evitar aglomerações em função da pandemia de coronavírus

Ao longo da carreira iniciada no fim dos anos 1960, Moraes Moreira gravou e lançou 45 discos, seja com a banda Novos Baianos, seja na carreira solo. Ocupava a cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Literatura e Cordel, sendo autor de obras como Poeta não tem idade e A história dos Novos Baianos e outros versos. Ficou marcado por canções como Acabou chorarePreta PretinhaBloco do prazer e Chame gente.

Quarentena  


Dias antes da morte, Moraes havia feito uma publicação no Instagram dizendo que estava aproveitando o período de quarentena devido à pandemia de coronavírus para tocar e escrever. Na época, publicou um cordel escrito na madrugada, intitulado Quarentena. "O que vale é o ser humano/ E sua dignidade/ Vivemos num mundo insano/ Queremos mais liberdade,/ Pra que tudo isso mude/ Certeza, ninguém se ilude/ Não tem tempo,nem idade".

Uma publicação compartilhada por (@moraesmoreiraoficial) em


Passagens por Brasília


Em dezembro do ano passado, Moraes Moreira apresentou show acústico duplo em Brasília em comemoração aos 50 anos de carreira, no Clube do Choro. Na oportunidade em entrevista ao jornalista Irlam Rocha Lima, relembrou a trajetória e disse: "Olho pra trás e vejo que trabalhei, construindo uma obra". Antes, havia feito passagem pela cidade homenageando João Gilberto no CCBB.



Em 2017, veio à capital federal com a turnê com o grupo Novos Baianos. O show comemorativo de 45 anos da banda foi acompanhado pelo Correio. Veja vídeos abaixo!




 

Repercussão

 
A morte repentina de Moraes Moreira chocou a todos. Amigos e artistas se pronunciaram nas redes sociais lamentando o falecimento do músico. Veja algumas homenagens publicadas.

 









Uma publicação compartilhada por (@vanessadamata) em



Uma publicação compartilhada por (@nandoreis) em

 

Uma publicação compartilhada por (@elbaramalho) em

 

Uma publicação compartilhada por (@danielamercury) em

 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags