Enem

Candidatos do Enem demonstram medo e indignação com erro na nota

As inscrições no Sisu estão mantidas, mas estudantes temem ser prejudicados pela má correção do Exame Nacional do Ensino Médio

Aproximadamente 6 mil candidatos foram afetados por erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que ninguém será prejudicado e manteve o prazo de inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começa nesta terça-feira (21/1) e segue até sexta-feira (24/1). 
 
 

Saiba Mais

A declaração oficial não convenceu alguns candidatos, que resolveram se manifestaram no Twitter, demonstrando medo e indignação por meio de hashtags como #erronoenem e #erroredacaoenem. Além disso, quem se sentiu prejudicado teve um prazo de menos de 24 horas para recorrer enviando um e-mail, fator que, segundo usuários da rede social, prejudicou ainda mais. 
 
Notas prejudicadas 
Alguns candidatos alegam que, ao mesmo tempo em que o erro na correção diminuiu a nota de alguns, também aumentou a pontuação de outros. Assin, a revisão apenas de quem solicitou correção via e-mail pode ser problemática.
 
Veja reclamações de usuários do Twitter: 
 
 
 

Erros na redação
O Inep só admtiu erros na correção da prova objetiva, mas, no Twitter, candidatos reclamam de prejuízo na redação.
 
 
 
Memes 
A polêmica não passou despercebidas pelos comediantes da rede social. Memes foram criados rapidamente:
 
 
Prazo 
Como citado anteriormente, o prazo para reclamar da nota foi curto e alguns candidatos não conseguiram enviar e-mail a tempo (o prazo terminou às 10h). A pergunta que fica, é: o que ocorrerá nos casos de pessoas que tiveram erros na nota, mas não conseguiram reclamar a tempo?