Enem

Enem 2020: metade dos candidatos querem fazer provas em maio

Presidente do Inep anunciou que ainda vai consultar entidades educacionais sobre a nova data. A consulta pública envolveu 19,3% dos inscritos confirmados

Correio Braziliense
postado em 01/07/2020 12:38

Resultado da consulta pública realizada com os candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostrou que 49,7%, aproximadamente dos que responderam à enquete preferem realizar a prova em maio de 2021.

 

Divulgação dos dados foi feita em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (1º/7), com a presença do ministro interino da educação, Antonio Paulo Voguel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes.

 

Resultado constatou que estudantes preferem realizar as provas em maio de 2021. 19,3% dos mais de cinco milhões de estudantes inscritos responderam a pesquisaDos quase 5,8 milhões de inscritos confirmados no Enem 2020, apenas pouco mais de 1,1 milhão de candidatos responderam à enquete (19,3%). Antonio Paulo Voguel afirma que o resultado da enquete não vai ser implantado imediatamente.

 

Nos próximos dias, o Inep vai manter reuniões com entidades educacionais para discutir possibilidades. “Precisamos, agora, trabalhar em articulação com os atores envolvidos nesse processo. Entramos em contato com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e algumas outras associações”, afirma. “Em articulação com essas entidades é que vamos decidir a data final”, diz.

  

Em relação às demais datas, pouco mais de 167 mil candidatos optaram por realizar a prova em dezembro deste ano e cerca de 392 mil inscritos gostariam de fazer o Enem em janeiro de 2021. 

 

Alexandre Lopes, presidente do Inep, diz que a consulta é muito importante por ouvir os estudantes neste momento de dificuldades causado pela pandemia de covid-19. “A expectativa é que, em duas ou três semanas, a gente consiga definir a data definitiva para a aplicação do Enem”, informa.

 

Memória

O adiamento do Enem foi marcado por muita polêmica até que o Ministério da Educação, então comandando por Weintraub, e o Inep cederam após pressão do parlamento na gestão Bolsonaro. O adiamento do exame chegou a ser aprovado no Senado por ampla maioria e, antes de ser votado na Câmara dos Deputados,foi garantido pelo presidente da República, só assim a proposta foi retirada da pauta do dia. 

 

Simulado

O presidente do Inep afirmou que, a partir da próxima segunda-feira (6/7), estará disponível, no aplicativo do Enem, um simulado. “Pegamos as provas antigas do Enem e desenvolvemos este simulado. As questões podem ser resolvidas no próprio aplicativo e, ao final, o candidato terá acesso ao seu desempenho”, anuncia Alexandre Lopes.

 

Sisu

Desde a última terça-feira (30/6), está aberta a consulta de vagas nas instituições federais de ensino superior no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Antonio Paulo Voguel, ministro interino da educação, sugere que os candidatos interessados entrem no portal e realizem a consulta antes das inscrições. “Dessa maneira, os candidatos estarão mais preparados e saberão para onde querem ir”, recomenda.

 

Outra orientação dada pelo ministro interino da pasta é que os candidatos verifiquem se os dados do cadastro no site do Sisu estão em ordem e se tudo está funcionando corretamente. “É bom verificar se está tudo certo com o cadastro para não deixar para a última hora, já que as inscrições abrem em 7 de julho”, sugere.

 

As inscrições para o Sisu começam em 7 de julho e vão até 10 de julho.

 

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags