Ensino_EducacaoProfissional

Projeto Olho Vivo, do RJ, vence Prêmio Itaú-Unicef em médio porte

Cerne da iniciativa é estimular a produção audiovisual por parte de adolescentes de 13 a 18 anos atendidos

Ana Paula Lisboa
postado em 13/12/2017 12:22
Em Niterói, no Rio de Janeiro, parceria entre a Bem TV (Associação Experimental de Mídia Comunitária) e a Escola Estadual Guilherme Briggs deu tão certo que ganhou o Prêmio Itaú-Unicef na categoria médio porte. Assim como o ganhador da categoria pequeno porte, o projeto Aluno Repórter, de Bragança (PA), o projeto Olho Vivo também tem foco na comunicação.

Com câmera na mão e consciência sobre desigualdade, jovens produzem reportagens e relatos da própria realidade
A iniciativa atende 54 adolescentes entre 13 e 18 anos e os capacita para manejarem câmeras e celulares de modo a mudarem a própria realidade. Com esses aparelhos nas mãos, os jovens conseguem narrar a realidade a partir de uma visão própria. Vídeo, fotografia e desenvolvimento de aplicativos são acrescidos de reflexões acerca de violência, desigualdade, preconceito; Em 2016, a parceria formou 130 alunos, que desenvolveram mais de 20 vídeos e quatro aplicados de celular.
Durante a entrega do prêmio, Alcinéa Souza, diretora do Colégio Estadual Guilherme Briggs, relatou que o projeto trouxe muito impacto para a vida dos adolescentes, pois, antes da atividade de educação integral ser executada por ali, ;muitos dos jovens deixavam a escola para trabalhar;, realidade que mudou.
Alcinéa Souza (à direita), diretora do colégio atendido, com troféu do Prêmio Itaú-Unicef
*A jornalista viajou a convite da Fundação Itaú Social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação