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Universidade de Brasília discute retorno do calendário acadêmico

Em planejamento e sem datas definidas, instituição aguarda resultado de pesquisa para estabelecer plano de retomada. Para ex-reitor, resposta é muito lenta

Equilibrar o cuidado com a saúde durante uma pandemia que infectou milhões e matou milhares em todo o mundo, a adaptação a ferramentas para um possível ensino a distância e, ao mesmo tempo, "não deixar ninguém para trás" está entre as preocupações da Universidade de Brasília (UnB) ao planejar a retomada após três meses sem aulas.
 
Apesar de portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira (17/6) autorizar a suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino superior até 31 dezembro, a Universidade de Brasília UnB segue trabalhando para definir qual a melhor alternativa a seguir: manter o calendário acadêmico suspenso ou substituir a presença física por atividades remotas.
 
 
As aulas foram paralisadas há três meses, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Da mesma forma, cabe agora ao conselho aprovar, ou não, a retomada. Para o vice-reitor da universidade, Enrique Huelva, diante da atual situação pandêmica, há apenas uma certeza: “aulas presenciais neste momento estão descartadas”.

Segundo o vice-reitor, a universidade se encontra em uma etapa de organização e análise dos diversos contextos em que estão inseridos estudantes, professores e cursos. Não há data definida para a volta às aulas e, nem mesmo, para a decisão final sobre o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020. “Estamos construindo condições para poder levar uma proposta sólida a ser discutida no Cepe. É uma fase de planejamento, coleta de informações e mapeamento” afirma. 

Pesquisa social

Com intuito de auxiliar a definição de estratégias de uma possível retomada, o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação da Universidade de Brasília (CCAR) lançou para a comunidade universitária a “Pesquisa Social UnB: condições para a retomada do calendário acadêmico”. São questionários específicos a estudantes, professores e técnicos administrativo, disponíveis para resposta até esta terça-feira (23/6)
 
Outra instituição federal do DF, o Instituto Federal de Brasília (IFB) aplicou um questionário à comunidade bem antes da UnB e, na última sexta-feira, definiu o calendário do retorno acadêmico não presencial. A volta às aulas do IFB está marcada para 27 de julho

Para Enrique Huelva, vice-reitor da UnB, o resultado da pesquisa é essencial para que o plano de retomada atenda integralmente todos os estudantes. “O objetivo é mapear as condições socioeconômicas, de saúde e de acesso a recursos tecnológicos. Isso é importante para sabermos quais medidas a UnB pode tomar para ajudar aqueles em piores circunstâncias”, explica. “Trabalhamos com todo o cuidado para que ninguém fique para trás,”

O possível retorno

Neste momento, a Universidade de Brasília cogita a volta do calendário acadêmico por meio atividades remotas. No entanto, Enrique Huelva enfatiza que não há datas definidas. O vice-reitor explica que a universidade tem analisado quais as possibilidades mais adequadas para cada faculdade, área e disciplina. Por isso, cada unidade acadêmica deverá elaborar uma proposta de retomada que atenda as necessidades dos cursos.

 

Os projetos serão avaliados pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Enrique Huelva ressalta que as atividades remotas com que a instituição pretende trabalhar não devem ser confundidas com a educação a distância (EaD).

“O ensino a distância implica em um conjunto de metodologias e não é essa a proposta. Pode ser que tenham modalidades que se aproximam um pouco disso, mas outras que ficam mais longes. Preferimos falar atividades remotas e atendimento domiciliar”, justifica. 

Ex-reitor defende volta não presencial

Não aumentar desigualdades, claro, é válido, mas é possível encontrar alternativas para não deixar alunos sem aulas por tanto tempo. É o que defende o ex-reitor da UnB Ivan Camargo. “Como uma universidade passa três meses sem dar aula?”, questiona. “Fazer um questionário só agora para ver se eventualmente volta a dar aula em agosto… Isso é um desrespeito.”

Fazendo uma comparação com as faculdades particulares, é visível que elas rapidamente se movimentaram para dar aulas on-line, afinal os alunos pagam mensalidades. “Só que no caso da universidade pública, a sociedade está pagando.  A gente precisa do mesmo nível de compromisso. A gente tinha que dar resposta com a mesma rapidez”, critica o doutor em engenharia elétrica e eletrônica.

“Inventa-se desculpas… Se tem um aluno que não tem compra um computador para ele. Ou faz uma sala de computadores para uso com distanciamento social”, sugere. “É preciso resolver os problemas. Se não fizermos nada, eles não vão se resolver”, afirma. Ivan vê em universidades federais Brasil afora uma postura corporativista que tende ao comodismo.

“É um sindicalismo amarrado e parado… Isso é pensar pequeno. É justamente nesta hora que a universidade tem que estar presente. Temos que orientar esses alunos a usar produtivamente o tempo deles. É isso que precisa ser feito com total urgência, para ontem”, cobra. A demora da UnB e de outras universidades federais de reagir à pandemia pode acabar piorando a visão que o público tem dessas instituições.

“A sociedade espera que a universidade esteja à frente do seu tempo”, diz Ivan, professor da Faculdade de Tecnologia (FT). Apesar da defesa da retomada, ele reforça que a preocupação com a saúde deve ser levada em conta, por isso, o melhor retorno seria não presencial. Quando ao formato, se será EAD ou ensino remoto, essa não é a discussão mais importante. O fundamental é pensar em maneiras de voltar e logo.

“Continua com ensino remoto, a distância ou o que for. Quando um estudante fica de cama, ele já tem direito a um estudo remoto. Você não vai conseguir manter a mesma qualidade da aula, mas o que você não pode é abandonar essa aula”, argumenta. “A universidade é tão importante que não pode parar. Aí dizem: ‘ah, mas estamos fazendo estudos sobre covid’. Pelo amor de Deus, teríamos que ter as duas coisas”, afirma. “Continua com as aulas, com a pesquisa e com a extensão.”

Uma questão ética

A estudante de filosofia Giulia Alves, 20 anos, afirma ser contra a substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto. Para a jovem, o problema principal está na ausência de condições materiais que afeta grande parte dos estudantes brasileiros. 

“Por ser um espaço de ensino superior, as pessoas podem pensar que nós dispomos de todos os recursos necessários, o que não é verdade”, argumenta. “Eu só acesso o computador por meio da Biblioteca Central. O problema se atenua para os cursos que necessitam de acesso a laboratório, pois é impossível ter alguns aparatos em local doméstico”, exemplifica. 

Durante a pandemia, a aluna do 7º semestre de filosofia tem se dedicado a um projeto de pesquisa. Apesar de ter acesso à internet, Giulia não tem computador, o que dificulta, e muito, a elaboração do projeto. “Não vejo possibilidade de conseguir produzir meus trabalhos pelo celular, já que é indispensável que estejam dentro de uma formatação acadêmica”, relata.

Para Giulia, a adesão ao ensino remoto remete a uma reflexão ética: salvar o semestre de alguns ou sacrificar o semestre para que ninguém fique mais atrasado? “Quando Darcy Ribeiro articulou a educação na Universidade de Brasília, o objetivo era um ambiente plural vinculado a um projeto popular e isso não pode se perder. A universidade precisa ser para todos”, afirma. 

"Alguns serão deixados para trás"

Aluna do 6º semestre de letras português, Geisa de França, 21, acredita que a implementação do ensino remoto vai muito além do acesso à internet. “Isso envolve equipamentos, condições emocionais e o cenário familiar desses estudantes. Muitos amigos e colegas têm  a maternidade ou a paternidade, o home office e, agora, a responsabilidade do ensino dos filhos”, exemplifica. “É difícil acreditar em igualdade de condições se considerarmos esses cenários. É utópico.”

Sobre o questionário social feito pela instituição, Geisa enxerga a iniciativa de forma positiva, mas não a configura como suficiente. “Não acredito que seja possível a ideia de ninguém ser deixado para trás. É claro que alguém vai ficar para trás de alguma forma. A diferença está em sabermos se faremos ou não com que a voz desses alunos seja escutada”, argumenta. 

Para a estudante, a educação não é apenas sobre conteúdo, aluno e professor, mas sobre a realidade de cada um e deve considerar a saúde mental e física e também a rede de apoio com a qual a pessoa conta. “A UnB sempre fala sobre incluir todos e lutar para que a educação pública seja verdadeiramente um direito universal. É necessário defendê-la constantemente, ceder a pressões ou deixar nossos colegas para trás”. 

Segundo ela, o ensino remoto não conversa com a ideia de combater o processo de precarização e consequente privatização das instituições públicas de ensino. “É mais uma forma de elitizar, afunilando, a educação superior”, opina. 

O que diz o DCE

Segundo Mateus Rodrigues, coordenador de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE), a entidade representativa é contra quaisquer medidas que sejam excludentes e que não se apliquem ao conjunto do corpo discente, como atividades on-line que não dialoguem com a realidade dos domicílios dos estudantes. 

Questionado sobre a possibilidade de a universidade atender a demanda de estudantes que precisarão de auxílio durante o ensino domiciliar, Mateus Rodrigues afirmou ser necessário esperar o resultado do questionário proposto pela instituição. “Sabemos que os estudantes da assistência estudantil são apenas uma parcela dos estudantes que se encontram em situações diversas de fragilidade socioeconômica, dada à alta busca pelo auxílio e à oferta ainda insuficiente”, diz o estudante do 2º semestre de comunicação organizacional. 

Para o DCE, a melhor alternativa neste momento é manter o isolamento social, seguindo a suspensão das atividades presenciais. “Qualquer alternativa que vá além disso não deve ser aplicada de forma precipitada, para garantir a equidade e a qualidade do ensino”, exige.

Treinamento para professores

 

Como parte do planejamento, a UnB intensificou a oferta de oficinas virtuais para a formação de docentes em atividades remotas. Segundo a universidade, há a expectativa de formar pelo menos 600 professores até julho. O conteúdo apresentado nas oficinas é integrado à plataforma Moodle, software gratuito desenvolvido para o uso educacional.

São 15 dias de capacitação durante os quais os profissionais aprendem a utilizar ferramentas básicas para criar uma sala de aula virtual. 
A professora de anatomia de vertebrados do Instituto de Biologia (IB) Júlia Klaczo participou da última turma de capacitação. Ela conta que a oficina foi amplamente divulgada entre professores.

“É um curso todo a distância, focado para a gente aprender a usar a plataforma”, afirma. “Foram formados pares com professores de áreas próximas. Então, nós pudemos discutir sobre as ferramentas didáticas, como trabalhar e pensar em uma disciplina mais palpável aos alunos”, relata. 

Asdrúbal Borges, professor de psicologia da criatividade do Instituto de Psicologia (IP), diz se sentir preparado para o ensino remoto após a formação, mas reconhece que somente a prática pode potencializar o que foi aprendido. “É um início. Foi um curso de duas semanas, com 20 horas de duração. Então, a medida que formos usando a plataforma vamos aprimorando”, expõe. 

Evitando a evasão de alunos 

A matéria lecionada por Júlia Klaczo tem um desenvolvimento mais prático. Por isso, a substituição das aulas presenciais pelo ensino, se aplicada, será um desafio. “A gente vai fazer o melhor possível”, garante. “Vamos nos esforçar para fazer com que os alunos tenham atividades, por meio de livros com boas referências ou que tenham modelos para trabalhar”, completa.

Para Júlia, a UnB tem sido muito cuidadosa e criteriosa para que não ocorra a evasão dos estudantes. “A Reitoria está fazendo um trabalho muito bonito. As aulas ainda não voltaram não porque a UnB não ache importante, mas, sim, porque a instituição está tentando incluir todos os alunos”, argumenta. 

Busca de alternativas

 

O professor Asdrúbal Borges ressalta a importância de buscar alternativas para que o máximo de alunos e disciplinas sejam contemplados com o ensino remoto. Um exemplo dado por ele é a proposta da Secretaria de Educação do Distrito Federal de se entregar material impresso aos estudantes que não tenham nenhum dispositivo digital.
 
Asdrúbal salienta que será necessário estabelecer novas formas de avaliação, acompanhamento e presença. “Não é igual a atividade presencial. No entanto, o Moodle é uma alternativa, já que, até o fim do ano, é difícil que a gente possa voltar para a sala de aula”, afirma. 

O professor explica também que, além das especificidades de cada aluno e disciplina, deve haver preocupação com as necessidades de cada professor. “Tem pessoas com mais idade que sentem certa dificuldade para se adaptar e vão precisar de mais suporte, apesar de não ser uma regra. Em geral, é um processo que requer mais atenção”, reforça. 

ADUnB se manifesta

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) preparou um documento abordar as condições para um retorno seguro das atividades acadêmicas. Entre as preocupações estão a situação de trabalho dos docentes e também o contexto em que se encontra o Distrito Federal.

“Nesse documento, feito por oito professores especialistas, nós abordamos questões relativas ao trabalho docente e à acessibilidade às tecnologias digitais”, diz Luis Antonio Pasquetti, presidente da ADUnB. O presidente afirma que uma parcela dos professores não tem conhecimento sobre as ferramentas digitais. “Grande parte usado outras metodologias que não tecnológicas. Nós precisamos, de fato ter um treinamento e plataforma públicas digitais”, diz. 
 
Luis Antonio Pasquetti opina que, apesar de ser muito importante treinar os professores, isso ainda não é o suficiente para o retorno. “É necessário que o estudante tenha condições de acessibilidade dos equipamentos e plataformas. Precisamos de investimentos nas universidades públicas para que elas consigam implementar essas tecnologias de maneiras que atinjam a todos”, defende. 

"Injusto e perigoso"

Em nota, a ADUnB diz que “o retorno imediato das aulas, ainda que remoto, é injusto e perigoso”. O texto menciona o movimento pelo retorno das aulas, na modalidade remota, ainda que essa decisão não tenha sido discutida nas instâncias deliberativas superiores da universidade. 

O documento cita também a notícia de que alguns departamentos e unidades já planejam o retorno, “sem qualquer decisão por parte da gestão superior e sem que sequer tenha sido finalizada a pesquisa, conduzida pela CCAR”. A associação ressalta a importância de se esperar uma decisão oficial do Cepe. 
 

Saiba Mais

 

A nota defende que qualquer opção de retorno deve “estar baseada nas condições reais de acessibilidade e capacitação de professores e alunos”, além de cobrar a garantia dada pela Reitoria de que “ninguém será deixado para trás”. 

“Os exemplos que nos chegam das redes de educação básica mostram os prejuízos causados para estudantes mais pobres, com evidente aumento das desigualdades sociais existentes antes da pandemia. A ADUnB não compactuará com geração de mais desigualdades e quebra de isonomia”, afirma o texto. 

Confira nota oficial da Reitoria da UnB

“A Universidade de Brasília está planejando a retomada do calendário acadêmico, em diálogo com institutos e faculdades e com representantes de estudantes, técnicos e docentes. Como parte do planejamento, a instituição realiza, até 23 de junho, pesquisa social junto à comunidade. O objetivo é mapear as condições socioeconômicas, de saúde e de acesso e familiaridade a recursos tecnológicos, principalmente entre os discentes.

Isso é importante para que a UnB tenha a real dimensão de quantas pessoas precisarão de apoio para conectividade no caso de uma eventual retomada do calendário acadêmico, com a realização de atividades domiciliares. Ninguém será deixado para trás. A instituição trabalha para garantir equanimidade a todos. Também é importante ressaltar que não se trata de educação a distância, uma modalidade de ensino com pedagogia própria, mas da eventual realização de estudos em modo remoto, por um período determinado.

Nesse processo, outra preocupação é capacitar docentes para o uso de ferramentas de ensino e aprendizagem on-line. A Universidade ampliou a oferta de capacitação nessa área e tem a expectativa de formar pelo menos 600 professores até julho. Todas as ações estão sendo coordenadas pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR), presidido pelo vice-reitor, Enrique Huelva. 

Esclarecemos, por fim, que ainda não há uma data para a retomada. Além da discussão com as unidades acadêmicas, o assunto deve ser objeto de apreciação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), instância responsável pelas deliberações sobre o calendário.”

 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa
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