Mundo

ONU cancela eventos em Genebra por risco de coronavírus

A medida teve início na última terça-feira (3/3) e segue até o dia 20 de março

Correio Braziliense
postado em 05/03/2020 11:33
Decisão veio após autoridades suíças proibirem, até o dia 15 de março, qualquer evento que reúna mais de 1 mil pessoas para tentar combater a propagação do vírusA Organização das Nações Unidas (ONU) cancelou todos os eventos paralelos da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, na Suíça, devido ao risco de contaminação do coronavírus. A medida teve início na última terça-feira (3/3) e segue até o dia 20 de março. Medida veio após o governo da Suíça proibir, até o dia 15 de março, qualquer evento que reúna mais de 1 mil pessoas como medida para tentar combater a propagação do vírus.

Ao Correio, o escritório da alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, informou que a medida foi tomada após recomendação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da diretora-geral do escritório da ONU em Genebra, Tatiana Valovaya, orientados por autoridades suíças. A 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos aconteceu do dia 24 a 27 de fevereiro. Depois do evento, entretanto, têm início os encontros paralelos, também ligado à sessão. 

Devido ao cancelamento, Organizações Não-Governamentais (ONGs) brasileiras que foram à Genebra denunciar risco de massacre contra povos indígenas isolados, na última terça-feira, fizeram apresentação de relatório sobre o assunto em outro espaço. Os eventos paralelos fazem parte da sessão da ONU, e são um espaço para que instituições da sociedade civil e ONGs apresentem problemas e assuntos que as preocupam em seus países. 

O Ministério da Saúde confirmou ontem o terceiro caso suspeito de coronavírus no Brasil. Até no momento, foram confirmadas três pessoas de São Paulo que foram infectadas pelo vírus. Todas haviam feito viagem recente à Itália. Este terceiro caso é de uma adolescente de 13 anos. Na última quarta-feira (4/3), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o caso era diferente: isso porque a paciente teve resultado positivo para o vírus, mas não apresentou nenhum sintoma. Atualmente, existem ainda 430 casos suspeitos de coronavírus no país.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags