Politica

Manifestantes marcham a favor de Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios

A manifestação, que começou por volta de 10h30, já reunia 25 mil carros às 13h, de acordo com estimativa feita pela Polícia Militar

Hamilton Ferrari
postado em 30/09/2018 10:37

[FOTO1259836]

Manifestantes à favor do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) tomaram vias da Espalanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (30/9). As pessoas em sua maioria foram de veículos e começaram a se concentrar na Biblioteca Nacional e descerão em direção ao Congresso Nacional por volta de 10h30. Inicialmente a Polícia Militar contou 300 carros presentes. A intenção é terminar a carreata na porta da Rede Globo, localizado na Setor de Radio e TV Norte.

A PM ainda não estimou o número de pessoas. No ato, foram colocadas bandeiras no chão com os dizeres: ;Venceremos à corrupção;, ;Fora comunistas;, ;Quem mandou matar Bolsonaro?;e ;Todo poder emana do povo;.

A maioria das pessoas estão com camisas verdes e amarelas. Também há pessoas com blusas pretas com ;Bolsonaro Presidente 17;.

As pessoas ocuparam todas as faixas do Eixo Monumental, lado Sul.

Enquanto passavam pela Catedral fizeram uma oração e cantam: ;1,2,3,4,5, 1000. Queremos Bolsonaro presidente do Brasil; e ;Eu vim de graça;.

Pouco antes do meio dia, os manifestantes pró-Bolsonaro caminharam em direção à Rede Globo. No mesmo horário, a PM atualizou o número de presentes: 1.100 carros no protesto, mas, poucos minutos depois, disse que a manifestação reune de 10 mil a 12 mil veículos. Segundo a União dos Movimentos de Brasília, há 4 mil pessoas.

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO7]

O movimento foi organizado em grupos nas redes sociais. A página de um desses grupos informa que eventos de apoio ao candidato têm sido feitos rotineiramente aos domingos e prosseguirão até o segundo turno, se houver.

Além desse, outro grupo favorável a Bolsonaro está reunido nas proximidades do Centro de Aeromodelismo de Brasília, em outra região da cidade. O ato conta com a participação de candidatos distritais aliados ao presidenciável do PSL. O General Paulo Chagas, candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PRP, compareceu ao movimento. "Bolsonaro é o presidente do Brasil, a partir da próxima semana. Ninguém vai mudar isso", disse.

[VIDEO8]

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 13h, a quantidade de veículos no protesto voltou a subir: neste horário, cerca de 25 mil carros já haviam passado pelo Eixo Monumental.

O grande movimento de pessoas e automóveis acabou interferindo no trânsito na área central de Brasília. Pontos como o Setor de Rádio e TV Norte e a W3 Norte ficaram bastante congestionados.

[VIDEO9]

Nas redes sociais, pessoas estão postando vídeos da manifestações em outras regiões do país. Confira:

[VIDEO3]

[VIDEO4]

[VIDEO5]

[VIDEO6]

#Elenão

Ontem, 29, manifestantes contrários a Bolsonaro lotaram as ruas das capitais, do Distrito Federal e de várias cidades do interior do Brasil. Cidades de outros países também reuniram protestos contra o candidato, dentre elas Lisboa, Paris e Washington. Sob o slogan #EleNão, a campanha foi criada dentro de um grupo no Facebook que reúne 3,8 milhões de mulheres. As lideranças do movimento afirmam que a campanha é para alertar a população sobre as ideias de Bolsonaro, consideradas pelos participantes como "fascistas e machistas".

Intenções de voto

Capitão da reserva e deputado federal por sete mandatos, Bolsonaro vinha liderando as recentes pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno. Hoje, 30, pela primeira vez, o candidato aparece tecnicamente empatado com o presidenciável do PT, Fernando Haddad, conforme os resultados da pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O levantamento divulgado neste domingo (30) mostra Bolsonaro com 28,2% das intenções de voto e Haddad com 25,2% da preferência dos entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Considerando essa margem, Bolsonaro pode ter entre 26% e 30,4%. Já Haddad pode ter entre 23% e 27,4%.

Ontem, Bolsonaro teve alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de 22 dias de internação. Ele foi alvo de um ataque a faca durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG) no dia 6 de setembro.

* Com informações da Agência Estado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação