Politica

Bolsonaro está na sede do CCBB e terá encontro com Rodrigo Maia

Em seguida, Bolsonaro recebe a visita de embaixadores do Chile, Emirados Árabes, França e Reino Unido. Ainda há previsão de que, às 12h, o presidente eleito participe do encontro de governadores

postado em 14/11/2018 08:06

Presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, no CCBB

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) está na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ele chegou ao local, no início da manhã desta quarta-feira (14/11), acompanhado de um dos filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ). O presidente eleito recebe às 8h30 o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para um café da manhã.

No encontro com o presidente da Câmara, conforme o blog da Denise, o presidente eleito aproveitará a conversa para reforçar que não haverá toma lá dá cá com o Congresso. Significa que, se alguém do PSL quiser concorrer à Presidência da Câmara, algo que Bolsonaro não estimula, estará por sua própria conta e risco.

Rodrigo Maia chegou pouco depois das 8h30. O café com Bolsonaro já havia sido divulgado na agenda de Maia, mas não constava na agenda de Bolsonaro. Maia chegou ao local sem conversar com a imprensa. O futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, também está ao local.


Depois, por volta das 10h, Bolsonaro recebe a visita de embaixadores do Chile, Emirados Árabes, França e Reino Unido. Ainda há previsão de que, às 12h, o presidente eleito participe do encontro de governadores reunidos nesta quarta em Brasília.


Até ontem dos 27 governadores, 18 confirmaram presença. Haverá um almoço com o presidente eleito e parte de sua equipe, incluindo Paulo Guedes, que assumirá o Ministério da Economia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

O encontro é organizado pelos governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Em discussão, as prioridades dos estados e a relação com o governo federal.

Nessa terça-feira (13/11), o presidente eleito afirmou que está aberto ao diálogo e também para conversar sobre a necessidade, de alguns estados, de renegociar dívidas. Mas afirmou que há dificuldades em elevar a destinação de verbas, pois o Orçamento Geral da União ;está complicado;.

Transição

Bolsonaro também vai se reunir com a equipe de transição, no CCBB. A expectativa é anunciar ainda hoje o nome do ministro do Meio Ambiente. Nessa terça-feira (13/11), ele recuou e disse que será mantido o status de ministério para o Trabalho, cuja estrutura será absorvida por outra pasta.

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que sua área vai agregar também o setor de pesca e as políticas relacionadas à agricultura familiar e reforma agrária. No cenário atual esta estruturas estão sob duas secretarias especiais vinculadas diretamente ao Palácio do Planalto.

O presidente eleito pode ainda hoje anunciar o nome do escolhido para assumir o Ministério das Relações Exteriores. Nessa terça-feira (13/11), ele disse que o embaixador Luiz Fernando de Andrade Serra está entre os cotados para o posto. O diplomata de carreira era embaixador do Brasil na Coreia do Sul até meados deste ano.

Com informações da Agência Estado e da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação