Politica

Ministro Marco Aurélio do STF nega pedido de liberdade de Moreira Franco

Se a solicitação fosse atendida, Michel Temer também poderia ser solto. Habeas corpus do ex-presidente emedebista será julgado na próxima semana

Renato Souza
postado em 22/03/2019 19:23
Moreira Franco
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou um pedido da defesa do ex-ministro da Casa Civil, Moreira Franco, para colocá-lo em liberdade. No documento, os defensores alegaram que o processo que está sob responsabilidade do juiz Marcelo Bretas, da 7; Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, deveria ser enviado para a Justiça Eleitoral, e não ficar na Justiça comum. Uma decisão favorável poderia beneficiar o ex-presidente Michel Temer.

No entanto, Marco Aurélio entendeu que se revogasse as prisões, estaria desrespeitando decisões das instâncias superiores. Além de solicitar o envio do caso ao tribunal eleitoral do Rio, os advogados afirmaram que Bretas não tem competência para julgar o cliente. A ação foi apresentada no âmbito de um processo de relatoria do ministro, o que evitou que fosse realizado um sorteio para decidir qual integrante do Supremo analisaria a solicitação.

Moreira Franco, Temer e outros oito acusados estão cumprindo prisão preventiva no âmbito de um inquérito que investiga pagamento de propina no âmbito das obras da usina de Angra 3 e desvios da Eletronuclear. Um pedido de habeas corpus apresentado por Michel Temer será julgado na próxima quarta-feira (27), pelo Tribunal Regional Eleitoral da 2; Região (TRF-2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação