Politica

Bolsonaro visita Muro das Lamentações, em Jerusalém, com Netanyahu

Foi a primeira vez que o premier israelense acompanhou um presidente brasileiro ao local, de acordo com a embaixada brasileira em Israel

Rosana Hessel - Enviada Especial
postado em 01/04/2019 12:04
Bolsonaro no Muro das Lamentações com Netanyahu, fato inédito para chefe de Estado estrangeiroJerusalém ; O presidente Jair Bolsonaro visitou o Muro das Lamentações acompanhado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foi a primeira vez que o premier israelense acompanhou um presidente brasileiro ao local, de acordo com a embaixada brasileira em Israel.

Os dois chefes de Estado chegaram ao Muro por volta das 17h (pelo horário local), quando chovia muito e algumas pedras de granizo caíam. Eles se dirigiram a uma área reservada para a visita e posaram para fotos, além de acenar bastante.

Também conhecido como Muro Ocidental, o local é um dos mais sagrados do judaísmo, atrás apenas do Santo dos Santos, no Monte do Templo. Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes, o Grande, que foi destruído pelo Império Romano.

Após a visita ao Muro, Bolsonaro e Netanyahu visitaram os túneis subterrâneos da Cidade Antiga de Jerusalém, onde, há menos de um ano, foi construída uma sinagoga na parte em que os judeus consideram mais próxima de onde era o Templo. Em hebraico, Sharey Tshuva, que significa algo como o portão da penitência ou da resignação.

O presidente e o premier participaram de uma breve celebração com um rabino na sinagoga acompanhados dos integrantes da comitiva e de autoridades israelenses.

Embaixada

Bolsonaro chegou no domingo (31/3) ao país, onde cumpre agenda oficial até quarta-feira (3/4). No dia da chegada, anunciou a abertura de um escritório para fortalecer os negócios entre os dois países, o que frustrou a expectativa de Natanyahu por um anúncio de transferência da embaixada brasileira para Jerusalém.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro disse que a decisão não significa que tenha desistido da mudança de endereço da representação diplomática. A jornalistas, disse que tem até o fim do mandato para cumprir o compromisso, assumido ainda no ano passado. Ainda nesta segunda, o presidente participou de uma cerimônia em que condecorou um grupo de socorristas israelenses que ajudou no resgate às vítimas de Brumadinho (MG).

[FOTO1361028]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação