Politica

Após condenação, Danilo Gentili recebe solidariedade de Bolsonaro

Presidente afirmou que Danilo Gentili exerce sua liberdade de expressão. Apresentador foi condenado a seis meses de prisão por ofensas à deputada Maria do Rosário

postado em 11/04/2019 12:41
Danilo Gentili e Jair BolsonaroO presidente Jair Bolsonaro demonstrou, nesta quinta-feira (11/4), solidariedade ao apresentador de tevê Danilo Gentili, condenado, na quarta-feira, a seis meses e 28 dias de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

"Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros", escreveu no Twitter Bolsonaro, que já foi condenado a pagar indenização à deputada por ofendê-la.

Em resposta, o apresentador se disse honrado e que nunca havia imaginado ser condenado por protestar contra a censura ou receber apoio presidencial. "Também fico aliviado por entender que esse post significa um registro do compromisso do governo com a liberdade de expressão", acrescentou Gentili, que também recebeu apoio de fãs e amigos.

[VIDEO1]

A sentença contra o apresentador e humorista foi assinada pela juíza Maria Isabel do Prado, da 5; Vara Federal Criminal de São Paulo. O humorista poderá recorrer em liberdade.

O caso julgado aconteceu em 22 de março de 2016. Na ocasião, ele publicou um vídeo rasgando e esfregando nas partes íntimas uma correspondência oficial enviada por Maria do Rosário. De acordo com a juíza, ficou provado que Danilo ofendeu "a dignidade ou o decoro" da deputada, "atribuindo-lhe a alcunha de ;puta;, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e seu respectivo órgão, ou seja, a Câmara dos Deputados".

Maria do Rosário comemora

Logo após a decisão, Danilo publicou uma mensagem em suas redes sociais, ironizando a condenação: "Quem vai me levar cigarro?". Já Maria do Rosário celebrou a decisão como "uma convocação à sociedade para retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida". "Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça", acrescentou.

[VIDEO2]



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação