Politica

Sem trégua: Carlos e Eduardo Bolsonaro retomam críticas a Mourão

Enquanto Carlos voltou a falar de Hamilton Mourão no Twitter, Eduardo questionou lealdade do vice ao presidente Jair Bolsonaro em entrevista a jornal

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 24/04/2019 13:02
foto do segundo filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão, que têm entrado em conflito e gerando uma crise dentro do PlanaltoApesar de o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado, por meio de um comunicado na terça-feira (23/4), que colocaria um "ponto final" na discordância pública entre seu filho Carlos e Hamilton Mourão, as críticas do vereador do Rio de Janeiro ao vice-presidente não só continuaram nesta quarta-feira (24/4) como ganharam um reforço: o de outro filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Carlos Bolsonaro retomou o tom crítico pelo Twitter, como vem fazendo desde segunda-feira (22/4). Na manhã desta quarta, o vereador (PSL-RJ) republicou um vídeo em que um youtuber aponta "um projeto de poder" de Mouão e do presidente de seu partido, o PRTB, Levy Fidelix. No vídeo, o internauta ainda diz que Mourão tem articulado com deputados, numa postura semelhante à de Michel Temer antes do impeachment de Dilma Rousseff. A análise foi considerada "curiosa" por Carlos Bolsonaro.

Um pouco antes, em uma sequência de posts, o vereador escreveu que não está "reclamando" de Mourão, mas apenas postando "informações". "Lembro que não estou reclamando do vice só agora e tals... são apenas informações! Não ataco ninguém, são apenas fatos que já aconteceram e gostaria de continuar compartilhando com os amigos! Um bom dia a todos", publicou na rede social.

Carlos se referia às postagens anteriores. Em uma delas, comentou uma notícia antiga de que Mourão havia dito que o ex-deputado federal Jean Wyllys deveria ter ficado no Brasil, e que ele poderia ter sido protegido. "Caiu no colo de Mourão algo que jamais plantou. Estranhíssimo seu alinhamento com políticos que detestam o Presidente. Qualquer um que sabe que Jean Willians (sic) não saiu do Brasil por perseguição, mas por uma esperta jogada política cultural. Com a palavra, o culto", escreveu o vereador carioca.
Mais cedo, ele já havia compartilhado outra declaração de Mourão à imprensa, na qual o vice teria criticado a "despetização de Onyz Lorenzoni". "Vale lembrar que o STF sentiu a pressão da internet e ruas ao analisar estranho caso de liberdade de expressão. Decisão se cumpre, mas também se comenta. Qualquer outra interpretação mais uma vez demonstra a paixão camuflada", afirmou.
Ele também criticou o fato de Mourão dizer que não iria comentar o Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que diminuou a pena do petista. "Tirem suas conclusões.... de novo e de novo e de novo e de novo", disse Carlos. Após as postagens, a expressão #CalaBocaMourão se tornou uma das mais comentadasnarede social.
[VIDEO1]
[VIDEO2]

Eduardo Bolsonaro

Já as críticas de Eduardo Bolsonaro vieram por meio de uma entrevista concedida ao jornal O Estado de S. Paulo. Ao ser perguntado sobre troca de farpas recentes entre Mourão e o filósofo Olavo de Carvalho, o deputado demonstrou desconfiança sobre a postura do vice-presidente.

"Várias vezes as pessoas trazem reclamações relativas ao vice-presidente. Eu falo, olha, segura, é um cara bom, leal. Mas chega um momento que as pessoas começam a falar: ;Eduardo, você é ingênuo ou está tapando os olhos para a realidade?;", afirmou, antes de lamentar: "Acho que tanto Olavo quanto Carlos estão apenas reagindo a isso tudo que salta aos olhos de quem acompanha a política. Poxa, o general Mourão chegou a curtir um post da (jornalista Rachel) Sheherazade em que ela mete o pau no Jair Bolsonaro. Isso daí não é conduta de vice".

"Sangue do meu sangue"

O guru da família Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho, também disparou críticas a militares do governo Bolsonaro em um vídeo publicado na internet. A publicação foi divulgada no canal do presidente no YouTube no sábado (20/4) e republicado pelo filho Carlos Bolsonaro no domingo e, horas depois, deletada.
Rêgo Barros, disse que, em relação aos filhos, em particular a Carlos, ;o presidente enfatiza que sempre estará ao seu lado;. ;O filho foi um dos grandes responsáveis pela vitória nas urnas, contra tudo e contra todos. Eu abro aspas para a fase do presidente: ;É sangue do meu sangue;;, declarou.

Resposta

Mourão, por sua vez, evitou o embate. Na terça-feira (23/4), na saída do anexo II do Planalto, onde despacha, procurou não polemizar. ;Calma, todo mundo emite sua opinião, tal e coisa. Então, a minha mãe sempre dizia uma coisa: ;Quando um não quer, dois não brigam;;, declarou, destacando que essa é a ;linha de ação; adotada por ele. ;Vamos manter a calma;, afirmou. Carlos respondeu nas redes sociais. ;Nunca foi por briga e, sim, pela verdade!”, escreveu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação