Politica

Associação de juízes federais repudia crítica de Bolsonaro à decisão do STF

Presidente chamou de "política" decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre PF. Ajufe não citou nome de Bolsonaro, mas repudiou "últimas declarações de autoridades públicas" sobre tema

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nesta quinta-feira (30/4) uma nota de repúdio às "últimas declarações de autoridades públicas" contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para a diretoria da Polícia Federal. 

A instituição não citou o nome do presidente Jair Bolsonaro, mas ele criticou na manhã desta quinta o ministro em questão, chamando de "política" a decisão de Moraes. O presidente também afirmou que a situação quase gerou uma crise institucional. “Eu não engoli essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar o chefe do Executivo”, disse.

Na última quarta-feira (29), Moraes suspendeu a nomeação do diretor-geral da PF, Alexandre Ramagem, indicado pelo presidente, falando em princípios de impessoalidade em sua justificativa. A decisão atendeu a pedido do PDT após o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, pedir demissão acusando o presidente de tentativa de interferência política na PF. 

"O poder Judiciário é um dos poderes da República, e é inadmissível que uma autoridade pública não reconheça esse princípio basilar ou queira se sobrepor a essa realidade constitucional", ressaltou associação em nota. A instituição chamou de "inadmissível" que juízes, no exercício de suas funções, "sejam alvos de ofensas pessoais". 

A entidade, que representa juízes federais, pontuou ainda que os ataques "somente demonstram a importância de se ter um Judiciário cada vez mais forte e independente e que exerça sua função de colocar limites constitucionais à atuação de qualquer um dos poderes, no âmbito do estado democrático de direito".

Saiba Mais

Os ministros do STF Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso também saíram na defesa do coleta nesta quinta-feira (30). Mendes disse que as decisões judiciais podem ser criticadas, mas não se pode aceitar censura. Já Barroso disse que Moraes atua de forma "técnica" e "independente".

Leia a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA
A Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe, entidade nacional representativa dos juízes e juízas federais, vem a público manifestar seu total repúdio às últimas declarações de autoridades públicas contra a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, no Mandado de Segurança nº 37.097, que suspendeu a nomeação e posse de Alexandre Ramagem Rodrigues para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal.

O Poder Judiciário é um dos poderes da República, e é inadmissível que uma autoridade pública não reconheça esse princípio basilar ou queira se sobrepor a essa realidade constitucional.

O direito à livre manifestação está previsto na nossa CF, e é aceitável que se mostre insatisfação, porém jamais este descontentamento pode gerar agressões e ofensas.

É inadmissível que Magistrados, no exercício das funções constitucionais, dentro do seu poder de decidir com base em seu livre convencimento motivado, sejam alvos de ofensas pessoais.

Esses ataques somente demonstram a importância de se ter um Judiciário cada vez mais forte e independente e que exerça sua função de colocar limites constitucionais à atuação de qualquer um dos poderes, no âmbito do Estado Democrático de Direito.

Brasília, 30 de abril de 2020.
DIRETORIA DA AJUFE