Politica

Ministro do TCU quer divulgação de dados de covid-19 diariamente até as 18h

"Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da Covid-19, as instituições devem ajudar", disse Bruno Dantas

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 23:36
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (5/6), que está cogitando propor ao TCU e aos tribunais estaduais que eles mesmos consolidem dados locais sobre o novo coronavírus para divulgar diariamente, até as 18h.

"Com as novas dificuldades para divulgar dados nacionais de infectados, curados e óbitos da covid-19, as instituições devem ajudar. Cogito propor ao @TCUoficial e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais  para divulgação diária até 18h", escreveu.

Esta sexta-feira foi o terceiro dia seguido em que o Ministério da Saúde atrasou a divulgação dos dados sobre o vírus, que só ocorreu após as 22h. Desde o começo de maio, o anúncio era feito por volta das 19h. A medida foi tomada para evitar a exibição dos números nos telejornais da noite.

O Ministério da Saúde nega atraso proposital. "Essas situações podem acontecer, porque esse processo de checagem é muito variável", disse o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, na quinta-feira (4/6).

Entretanto, ainda nesta sexta, o presidente Bolsonaro defendeu a publicação tardia, ironizando a situação."Acabou a matéria do Jornal Nacional", disse.

"Mas é para pegar o dado mais consolidado e tem que divulgar os mortos no dia. Por exemplo, ontem, praticamente dois terços dos mortos eram de dias anteriores, dos mais variados possíveis. Tem que divulgar o do dia. O resto consolida para trás. Se quiser fazer um programa do Fantástico todinho sobre mortos nas últimas semanas, tudo bem”, apontou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags