Aposentados e pensionistas do INSS ganharam mais tempo para se adaptar à exigência da biometria da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Uma portaria do governo (SGD/MGI nº 2.907/2026), que entrou em vigor em 30 de abril de 2026, estabeleceu novos prazos e afastou o risco de bloqueio de benefícios que poderia ocorrer a partir de maio de 2026.
A exigência faz parte de um esforço de modernização para aumentar a segurança e combater fraudes em benefícios previdenciários. A nova CIN unifica o número de identificação do cidadão ao CPF, e a coleta de dados biométricos, como impressões digitais e fotografia facial, cria uma camada extra de proteção.
Com essa mudança, o INSS busca garantir que apenas o titular do benefício tenha acesso aos pagamentos e serviços. A tecnologia dificulta a ação de criminosos que utilizam documentos falsos ou se passam por outras pessoas para realizar saques indevidos ou contratar empréstimos consignados sem autorização.
Quais são os novos prazos para a biometria?
A nova regra estabelece um cronograma diferenciado, dividindo os beneficiários em dois grupos principais. É fundamental entender em qual deles você se encaixa:
- Pessoas sem nenhum cadastro biométrico: Se você nunca teve seus dados biométricos (digitais e foto) coletados por órgãos como TSE, Detran ou Polícia Federal, o prazo para emitir a CIN e regularizar a situação começa em janeiro de 2027.
- Pessoas que já possuem cadastro biométrico: Se você já tem biometria registrada em documentos como a CNH, título de eleitor ou passaporte (coletada até 31/12/2026), esses registros continuarão válidos até o final de 2027. Para este grupo, a obrigatoriedade da CIN começa apenas em janeiro de 2028.
Portanto, o benefício não será cortado imediatamente. No entanto, ao final desses prazos, quem não estiver regularizado poderá ter o pagamento bloqueado preventivamente até a emissão do novo documento.
Como regularizar a situação
A regularização da biometria está diretamente ligada à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. O cidadão não precisa ir a uma agência do INSS para fazer o procedimento, pois a coleta dos dados é realizada no momento em que a nova identidade é solicitada. Veja os passos:
- Acesse o portal gov.br/identidade e procure o link de agendamento do órgão de identificação civil do seu estado (geralmente ligado à Secretaria de Segurança Pública).
- Agende um horário, caso seja necessário, e compareça com os documentos exigidos, como certidão de nascimento ou de casamento e o CPF em situação regular.
- Durante o atendimento, seus dados biométricos, como foto e impressões digitais, serão coletados e integrados à base de dados do governo federal.
Uma vez que a nova CIN é emitida, as informações são integradas à base de dados que o INSS e outros órgãos utilizam. A recomendação é acompanhar as futuras comunicações e prazos diretamente no site oficial ou no aplicativo Meu INSS para evitar qualquer contratempo.










